23 maio 2012

O melhor de mim

Desde que voltei do intercâmbio eu não tinha feito nenhuma compra desesperada de livros. E isso é uma vitória, quem me conhece sabe! Então, eis que eu volto pra faculdade, eis que arrumo um novo estágio, eis que recebe o meu primeiro salário... eis que não resisti. Tantas coisas foram publicadas nesses últimos oito meses, mas eu me atei a comprar os últimos volumes do Sparks que eu não tinha ainda... e por isso vou inaugurar a seção de resenhas do blog dando os meus pitacos sobre "O melhor de mim"  - não se preocupem, eu leio outros autores e gêneros, ok? Hahaha


 "Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois." (SARAIVA - COMPRE AQUI)


"O melhor de mim" é um típico livro do Nicholas: um casal apaixonado, e o destino contra. Se passa na Carolina do Norte, e existem encontros amorosos explosivos e dolorosos momentos de doença e de mortes. Com certeza isso te fará lembrar de outras obras do autor, não?! Confesso que até eu já estou ficando um pouco enjoada - acabei de ler dois livros dele seguidos -, mas sempre resolvo dar uma chance ao Sparks. 

Somos apresentados, no início, a Dawson Cole, um misterioso homem que mesmo tendo nascido em uma família de valentões crimosos acreditava que o amor era o ponto de escape dos seus problemas. Ele, que fora um jovem solitário e calado, apaixonou-se por Amanda Collier, uma garota bonita de família tradicional, que correspondia plenamente aos seus sentimentos e anseios. Dizem que o primeiro amor a gente nunca esquece, não é? E foi exatamente isso o que aconteceu com ambos. Com um "Q" de Romeu e Julieta, as duas famílias acabam interferindo no romance, e justamente no verão do último ano da escola, a realidade os separou de uma forma bem cruel. 

A história que nos é contada por Nicholas começa justamente 25 anos depois da separação. Dawson mora em outro estado e Amanda, que ingressou na faculdade e se formou, é casada e possui 3 filhos. 25 anos depois, o destino acobertara pegar uma pegadinha nos dois, convocando que ambos regressem à Orietal: Tuck, o homem que anos antes acolhera Dawson quando este fugiu de sua família, e que por consequência também  acorbertara o romance dos dois,  falecera. Tuck, que parece ter sido um homclarem tão misterioso quanto Dawson, deixa expressa com o seu advogado a necessidade que tem de que Amanda e Dawson estejam presentes no seu funeral.

E é no fim de semana após a morte de Tuck que eles se reencontram, após 25 anos. É nesse espaço de tempo que ambos são surpreendidos por sentimentos do passado que sobreviveram e estavam ocultos em algum lugar dentro de cada um. Tuck, em um estilo à la "Ps: Eu te amo", deixa cartas endereçadas para os dois, com claras intenções de que todas as perguntas que tanto Dawson quanto Amanda faziam para si secretamente fossem respondidas. Perguntas como "E se a gente tivesse ficado junto...", "Será que ele ainda pensa em mim?"....

Um final de semana não é um espaço de tempo considerável para que tudo seja resolvido, mas com certeza tanto Dawson quanto Amanda passaram pelo final de semana mais marcante de suas vidas. Nicholas parece reafirmar a ideia que se destaca em seus outros livros: que o amor verdadeiro é uma força de tamanha intensidade que nem o tempo nem a distância conseguem destruí-lo. 

O romance envolvem outros personagem que completam a trama, com os primos de Dawson, um advogado amigo de Tuck, a família do médico da cidade, e a vida de todos convergem neste fim de semana de amor e de tragédias. 

Confesso que comecei o livro muito mais empolgada do que terminei. Os capítulos iniciais são um tanto maçantes, quando ele descreve a vida atual de cada um, ma a partir do momento em que Nicholas narra os episódios da juventude dos dois, que são bem bonitos,  tudo muda, e é possível ver o amor dos dois de uma forma bem natural: os passeios, as implicações, as birras, as reconciliações... e até certo ponto, para os mais apaixonados, dá para se identificar bastante. É na sequência final, contudo, que o livro me desgostou um pouco;  enquanto lia tinha um misto de sentimentos por conta da beleza dos diálogos e pela sensação de estar lendo um pouco mais do mesmo... Não decidi ainda se gostei ou não da novela, mas, pelo menos, acabei o livro com uma certeza: as pessoas que amamos nunca serão substituídas.

"Afinal de contas, o amor sempre diz mais sobre quem sente do que sobre a pessoa amada."

5 comentários:

  1. Nicholas Sparks sempre emociona! Ah, não acredito que desanimou no final! Li pouquíssimos livros do autor (dois), mas já sei a sensação de ler Sparks. "O melhor de mim" não me chamou tanto a atenção, não sei porque, mas tenho a impressão de que os livros mais antigos dele são mais emocionantes o_o.
    Beijo, Ni
    www.ninhadaliteraria.com

    ResponderExcluir
  2. Flor, amo Nicholas Sparks, mas as vezes acho ele romantico demais ;s
    Parabens pela resenha!
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Agnes!
    Os livros do Nicholas são uma unanimidade. Sua resenha dá uma real dimensão desse livro em especial. Realmente ao final há um pequeno descrécimo na criatividade do Nicholas, entretanto, ainda assim, o livro é bom.

    Agradeço o convite de vir conhecer seu blog, feito pelo skoob.

    Se desejar, visite o meu também, terei o maior prazer em receber sua visita.

    Carinho não tem preço, doe-se.
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Agnes! Recebi o teu recado lá no Skoob e vim aqui para te visitar. O teu blog é uma graça e promete.
    Sobre o Sparks, confesso que nunca li nenhum livro dele. Assisti a dois filmes baseados em seus romances: Querido John,que achei muito tedioso, e Noites de Tormenta, que gostei muito, mas achei o final uma tremenda sacanagem. Adoro finais felizes e talvez esse seja o motivo de eu resistir tanto a ler seus livros.Também sou escritora e acho que não gostarias dos meus livros, já que todos acabam bem...rsrsrs
    Um beijo e sucesso ao blog!
    Rosane

    ResponderExcluir
  5. Amiga você não sabe o quanto eu quero desesperadamente ler esse livro, e agora mais ainda.
    Parabéns *-*

    Beijos!
    http://keziahraiol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena