01 junho 2012

Amanhã você vai entender



Estava louca para ler esse livro há algum tempo já. Fala sério, olhem a capa dele, que perfeição. As letras, as cores, NY nos 70. A capa brasileira deu mil a zero na norte-americana. Queria comprar só pelo simples fato de o ter enfeitando a minha estante - faz bem pros olhos, sabe?!
Mas eis que li a sinopse e aí que ele entrou na minha wishlist na mesma hora (plim plim!). Não resisto a histórias contadas por crianças com mentes tão criativas e sagazes como a da personagem do livro, Miranda – porém, não pense que esse é um livro somente para crianças... de forma alguma! Como eu viajei ano passado de intercâmbio, acabei deixando pra comprar o livro só agora na volta; ele chegou aqui em casa essa semana e dois dias depois eu já estou órfã do encanto que ele me proporcionou. O livro conta a história de Miranda Sinclair, uma típica garota de 12 anos. Aliás, não tão típica assim: Miranda está em meio a um grande enigma. Seu melhor amigo Sal apanhou de um garoto mais velho, sem um motivo aparente.


E desde este incidente, Sal passou a ignorá-la. Sal e Miranda são vizinhos, cresceram juntos, estudam juntos, e enfrentavam juntos diariamente a mesma rotina de volta pra casa: atravessavam juntos as mesmas avenidas, e passavam corajosos pelo bando de meninos mais velhos que sempre estavam na garagem do outro lado da rua gritando coisas provocativas e pelo maluco da esquina, que insita em dar chutes no ar e dormir com a cabeça debaixo da caixa de correios. E para completar, ela passa a receber bilhetes de um desconhecido, que aparentemente invadiu sua casa, e que afirma que vai salvar a vida de seu melhor amigo, Sal. São mensagens anônimas, com letras garranchudas e sempre com um conteúdo muito, muito estranho.
Foi uma delícia ser apresentada a esse universo infantil de décadas atrás. O fato da história não se passar nos dias de hoje só engrandece o livro, pois vemos crianças de verdade: crianças sem malícia, com a imaginação a mil, que brincam na ruas e não são bombardeadas com tantas tecnologias como as crianças de hoje. E acompanhar a vida de Miranda também nos lembra um pouco da nossa época de infância: os melhores amigos, as panelinhas, os medos, as briguinhas, etc.
“Amanhã você vai entender” é um livro para todas as idades. O que Miranda me contou enquanto estive com ela me fez refletir na vida, nas amizades, e até em questões maiores, como o que o futuro nos trará, o que o “amanhã” espera pra nós, de acordo com as consquências do que fazemos e acreditamos hoje. É um livro com uma narrativa super simples e que flui rapidamente, como se realmente estivéssemos ouvindo uma criança nos contar algo. E o enredo é muito diferente do que eu imaginava: fui apresentada a uma história muito intrigante e que me custou adivinhar o final. Outro ponto positivo no livro é a forma como a autora inicia os capítulos. A maioria deles são iniciados com a palavra "COISA", como se fosse anotações infantis mesmo, compleatadas com algo relacionado ao capítulo. Como por exemplo: "coisas que perdemos", "coisas em um elevador". O trabalho de Rebecca Stead foi espetacular, criando personagens intrigantes, com vidas diferentes, que se entrelaçam no decorrer do livro.
Sei que lendo a resenha o livro pode não parecer grande coisa, mas eu mesma não esperava que Miranda me cativasse tanto! Acho que nunca vou conseguir transcrever o misto de sensações que senti ao ler AVVE, e por isso peço que vocês também deem uma chance ao mistério de Miranda e tirem a prova real! E então, depois vocês vão entender porque eu estou insistindo tanto que vocês também coloquem este livro na wishlist de vocês. 
"(...) o tempo é ardiloso: guarda hoje momentos que só amanhã você vai entender." 


16 comentários:

  1. Oi Flor! Deixei um meme pra vc lá no meu blog! Bjuuss

    http://www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2012/06/memes-e-selinhos-2.html

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de participar do book tour de O Mendigo?
    dê uma olhadinha e participe, as vagas estão acabando: http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/2012/05/book-tour-o-mendigo.html
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Super queria esse livro pela capa :~
    Mas já tanta resenha boa dele que ele tá na minha wishlist.
    XxX
    http://pytunplugged.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei essa resenha. Super bem feita, e o livro então... Gente que apaixonante!!

    Sou das suas, adoro essas histórias narradas por crianças, acho a mente infantil delas tão fascinante.
    Ainda mais na década de 70, que como citou você, as crianças tinha a mente mais pura... Mais livre. Adorei o livro e já vai para minha lista de desejos, hehe.

    Beijoos e adorei seu cantinho :)

    Barbara Sá - http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Agnes... amei seu blog, mto lindinho.
    Sucesso pra vc.

    beijooss

    http://estantevirtual-silva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu também gosto de histórias narradas por crianças. Ver as coisas pela ótica peculiar nos pequenos é muito interessante. Pena mesmo que crianças "à moda antiga" estejam em extinção, né?
    bjo

    ResponderExcluir
  7. oi,
    otima resenha
    eu li esse livro, mas tenho que confessar que nao gostei muito não, não me empolgou.

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Que fofo!!! Gostei da dica !
    Seguindo o blog!!!
    Convido-a para seguir:
    eternamente-princesa.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Gosteiiii, não conhecia! A capa é liiinnnnda!

    Bjs
    Nati

    http://www.meninadelivro.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas adorei ele. A capa principalmente por ser colorida não de uma forma muito escandalosa, mas ainda assim ser colorida. Adorei mesmo. E o universo infantil realmente poder ser mágico de ser explorado. Adorei o blog.

    Beijos,
    Felipe
    http://ahoradolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas agora fiquei com vontade de ler, de tanto enfatizar na resenha que ele e cativante! O título e a capa sao curiosos e a capa chama atenção, com certeza.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei tua resenha e não conhecia o livro. Adorei o bloguinho tbm. Já estou seguindo.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tinha ouvido falar do livro e a capa chamou bastante minha atenção. Eu gosto de livros narrados por crianças, quando o autor é talentoso os livros costumam ser ótimos. Definitivamente vai para a minha wishlist! E realmente, a capa brasileira é muito mais bonita que a americana.

    Luh (Fome de Livros)
    http://blog.fomedelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Também me apaixonei pela capa assim que vi. Namorei esse livro por muito tempo até que o comprei e devorei em questão de dias!! Adorei o jeito que a estória é contada e adoro esse tema! (Não vou contar muito pro comentário não virar spoiler).

    Você tem razão. É bom ver crianças assim, sem malícia, com muita imaginação.... algo que não está sendo tão valorizado hoje em dia... hoje muitas crianças não imaginam como foi nossa infância sem computador, internet.... pra elas eu apenas digo que foi demais!!

    Adorei sua resenha!! E seu blog!!
    Já estou seguindo!!
    Venha conhecer meu blog!
    Ficarei feliz com a visita!!
    http://hipercriativa.blogspot.com/

    Beijussss;

    ResponderExcluir
  15. A história parece maravilhosa. E a capa é linda! Já vou marcar no skoob. Beijok's

    ResponderExcluir
  16. Adorei ele! Terminei de ler em pouco tempo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena