01 julho 2012

De filme para livro

Quando eu vejo que um livro foi lançado depois do filme, eu sempre fico com um pé atrás. É assim com vocês também?! Ler um livro cheio de detalhes, com personagens bem construídos, e depois ver um filme baseado no mesmo é uma coisa. Uma coisa BEM diferente. Mesmo que o filme não corresponda todas as suas expectativas - afinal, deve ser bem tenso para os produtores expressarem na tela todas as coisas que não são ditas e sim descritas no livro. Adaptar uma obra literária para o cinema deve ser um trabalho para titãs. Imagina adaptar clássicos então.
O bacana dos livros que vão para as telinhas  é que vermos como quem produziu interpretou o livro. Se a interpretação coincide com a minha, maravilha! Saio do cinema nas nuvens, literalmente. Mas se não, se algumas cenas foram trocadas, detalhes importantes deixados de lado, é importante - mesmo que dê raiva no começo - observar a diversidade de intrepetações que uma obra pode ter. Mas, quando vira e mexe tem livro aí sendo lançado só para contar a história do filme tal, o receio bate a minha porta. Afinal, pra que lançar um livro de uma coisa que já é tão direta?! Quando por ventura leio livros assim (comprei por impulso 'Amor sem Escalas há algum tempo), sempre me vejo presa aos personagens e situações do filme, como se alguém estivesse apertando o botão 'pause' na minha imaginação. Além do mais, esses livros são sempre finos, poucos descritivos, com muitas falas... pra que, gente?! É a mesma emoção de ler um livro depois de ver o filme, mesmo que o livro tenha sido lançado antes... ou seja, quase NENHUMA.
 Estou falando isso agora porque todo mundo agora tá falando no livro 'A Branca de Neve e O Caçador' que a Novo Conceito está lançando esse mês. Vi o filme assim que lançou, e, sinceramente, não estou com nenhuma vontade de ler o livro justamente por isso! Desde que Hollywood entrou em crise com seus roteiros e adaptou dezenas de livros, ela insiste no contrário também: fazer com que seus filmes virem livros. Peloamordedeus! Só eu que acho isso mais uma forma deles engordarem seus cofrinhos?! Por que os roteiristas insistem nesse erro, God?! Alguém explica que são profissões diferentes? Que ser escritor não é pra qualquer um, que não é copiar o que está nas telonas?!

 E baseando-me no post, eu fiz uma lista de filmes que viraram livros: 



 O que vocês acham?! Gostam ou compartilham da minha opinião?! E lembram de mais algum?

Nota: Não li 'Branca de Neve e O Caçador' e nem pretendo ler. 

5 comentários:

  1. Oi,

    concordo com você. Também acho que um bom filme não vira um bom livro! Afinal tudo o que era para acontecer no filme aconteceu! Tenho Branca de Neve e O Caçador e vou ler, mas confesso que não espero muito dele!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá,vi seu comentário no skoob divulgando o seu blog e vim aqui conferir! Gostei muito do seu blog,parabéns :)
    estou te seguindo ^^
    A respeito do post,concordo com você plenamente,antes eu achava que o filme Branca de Neve e o caçador era uma adaptação do livro,mas recentemente fiquei sabendo que não era,e achei meio sem sentido fazerem isso,eu morria de vontade de ler o livro antes,mas agora nem tanto,e eu nem vi o filme ainda,mas só de saber disso já fiquei com o pé atrás em relação ao livro.Enfim,não tem sentido nenhum eles produzirem um filme que vire livro,nunca será a mesma sensação que sentimos quando lemos um livro que não é adaptação de um filme.

    Também tenho um blog,agradeceria se desse uma passadinha por lá ^^

    http://www.strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Concordo com você. Livros e filmes são coisas diferentes, e como você mesma disse, um bom escritor não precisa de um filme para copiar, ele cria a sua história.

    Beijoos
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha visto as coisas por esse ângulo, mas de certa forma você tem razão, no entanto, quando o filme é bom acho que vale á pena investir no livro depois

    ResponderExcluir
  5. Tenho vontade de ler Uma manhã gloriosa, o filme é tão engraçado. bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena