03 julho 2012

Cinema Francês

Não escondo de ninguém a minha paixão por cinema. E hoje falar um pouco de um dos cinemas que eu adoro: o francês. Este, que sempre foi inovador e pensante, é atualmente o mais dinâmico da Europa em termos de público, números filmes produzidos e de receitas geradas por suas produções. Pra mim é um dos cinemas mais bonitos: às vezes delicado, às vezes melancólico, às vezes nostálgico, mas sempre intenso e tratando de forma única as relações humanas. Tudo sempre é agradável nas películas francesas: a fotografia, a trilha sonora, a edição de arte, os diálogos... 
E não é de agora que a França é importante para o cinema não. Os primórdios do cinema contam com vários nomes franceses, entre os quais os se destacam os irmãos Ampére, não só responsáveis pelo estudo da corrente elétrica, mas também a invenção das primeiras câmeras, feito geralmente erroneamente atribuído aos irmãos Lumiére. Embora neste post eu planeje trazer só o cinema atual, vale também lembrar clássicos franceses com O Cão Andaluz, a trilogia A Liberdade é Azul, Acossado, entre outros... 
O Fabuloso Destino de Amelie Poulain
Quando se fala em cinema francês, quase todo mundo faz uma relação mental com O Fabuloso Destino de Amelie Poulain. Assisti esses filme pela primeira vez há uns bons anos e considero-o incrível. Afinal, quem às vezes não gostaria de pintar seu mundo com as cores de Amelie? 
Mas o leque de filmes dos nossos amigos dos famosos macarons vai muito além de Amelie – mesmo tendo muito com Audrey Tautou. Quem curte cinema francês com certeza já deve ter ouvido falar de Louis Garrel (As Canções de Amor , Amores Imaginários), Romain Duri(Como Arrasar um Coração), Marion Cotillard (Amor ou Consequência), entre outras. 
Dramas eles sabem fazer como ninguém. Prova disso: A Culpa é do Fidel, Amor ou Consequência, A Bela Junie. O Escafandro e a Borboleta, por exemplo, é de uma beleza única... impecável e agoniante. Como um trabalho excelente com as câmeras, o filme conseguiu transmitir o que deve ser passar parte da vida se comunicando apenas com o piscar dos olhos. 
O Pequeno Nicolau
E não só de drama vive o cinema francês, como muitos podem pensar! Está enjoada das comédias românticas de Hollywood?! Que tal dar uma chance para filmes como Como Arrasar um Coração ou Albergue Espanhol?! Quer um bom suspense? Bem me quer, mal me quer atende com classe. E por que não um infantil leve e delicioso?! Eu, por exemplo, adoro O Pequeno Nicolau
A França não é apenas a Torre Eiffel, macarons, escargots, passeios sobre o rio Sena, queijos, crepes de Nutella ou Monalisa. É, além disso, cultura e arte, e isso se reflete de forma única no seu cinema. 
O último filme francês que assisti foi A delicadeza do amor, com Audrey Tautou - só pra não perder o costume, né?! O que mais dizer, a não ser que o filme é uma graça?! Delicado (literalmente!) até a alma... lindo de tão simples e singelo. A Delicadeza do Amor conquista por transmitir uma mensagem clichê, mas que não custa ser repetida: a beleza não é necessária para que um relacionamento dê certo. E o filme passa essa mensagem de foram simples e às vezes até engraçada. Ele foi lançado em 2011, mas só saiu por aqui agora e está em cartaz apenas em algumas salas de cinema de arte (pelo menos por aqui). Se você puder, não deixe de conferir! 
Existem muitos mais filmes franceses excelentes por aí, novos e antigos. Apenas destaquei os meus prediletos. E você, gosta do cinema francês? Tem algum preferido? Algum que eu não citei?! Se quiserem passar alguma dica para mim, estou sempre aberta à novas experiências cinematográficas!

Filmes citados e outros

6 comentários:

  1. Olá!
    Devo confessar que não me lembro de ter assistido muito filmes franceses, afinal cinema nem é o meu forte, prefiro mesmo os livros.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  2. Adoro cinema,o único filme que me lembro de ter assistido recentemente que era francês é o "Meia noite em Paris"mas não gostei muito =/
    deixei um meme pra você no meu blog,te escolhi como um dos blogs favoritos,depois olha lá ;**

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, primeiramente gostaria de dizer que adorei o blog. Parabéns!
    Post muito bom, achei muito interessante a abordagem do assunto. Gosto de cinema mas não sou muito de assistir filme toda semana. Já li um livro que falava sobre a França e uma de suas peculiaridade realmente é o cinema francês e eu nem sabia disso, me sinto como uma alienada haha. Acho que ainda não assisti nenhum filme do país, não sei, no momento não me lembro, mas gostaria de assistir um.
    Bjs
    http://ladyofthebooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito de cinema, mas não gosto tanto assim do francês. Claro que alguns filmes são maravilhosos, mas a maioria dos que eu vi não me agradaram nem um pouco. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Também sou admiradora do cinema francês, da cultura francesa em geral (literatura contemporânea, música, gastronomia, idioma, e por aí vai...). Nem preciso dizer que adorei o post! Acabo de voltar de uma temporada morando lá e, ainda que haja, como em todo lugar, muitos pontos negativos, já sinto certa nostalgia, uma saudadezinha boa.
    Ah, amei ver o cartaz de Les Chansons d'Amour aqui no post - é meu filme preferido! Se vc viu e curtiu, não pode deixar de assistir Les Bien-Aimés, que estreia essa semana no cinema!! ^^

    bjinhos!
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. oi, aline! que invejinha boa!
    morar na frança por um tempo deve ser tudo de bom!
    ano passado estive em paris visitando uma amiga.. como dizer outra coisa se não que me apaixonei?!
    eu vi sim as canções de amor, uma graça :)
    vou anotar sua dica e ver assim que puder!
    obrigada!
    beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena