13 julho 2012

Elas também são 'cheias de charme'!

         No último post acho que ficou parecendo para alguns que eu defendo a televisão. Não é isso, foi só uma crítica mesmo a hiprocrisia de quem acha que alguém vai desligar a tv e ler um livro por conta de uma propaganda. Na verdade, não tô nem aí pra tv, porque quase nunca vejo.... disse quase nunca porque tenho que admitir que foi contagiada pela onda das empreguetes. Não lembro qual foi a última novela que assisti antes dessa, mas acho que estava sentindo falta de acompanhar uma trama brasileira, pois não consigo perder um capítulo dessa. Só eu que estou adorando a novela? 
         Ela se assemelha muito a alguns sitcons norte-americanos: possui uma boa dose de comédia, música, romance... Alguns personagens são simplesmente hiláros! - afinal, toda vez que temos uma cena com Chay ou Socorro, sabemos que a risada é garantida. E o trio das empreguetes também  é outro ponto forte, principalmente a Penha. Acredito que esta novela foi a maior sacada da Globo nos últimos tempos. E uma renovação do horário das sete, que de longe era sempre o pior horário de novela. 

         No clima da novela, tentei lembrar outras empregadas que já fizeram sucesso... só que no mundo literário. E lembrei de quatro histórias especiais. São elas:


THE HELP. 
Esse romance trata da vida das empregadas afro-descentes que trabalham nas casas de pessoas brancas, durante o início dos anos 60. A narrativa se divide entre o "eu" de três narradoras: duas das empregadas (Aibileen e Minny) e uma escritora branca, que acabam cruzando suas histórias de vida. O livro retrata muito bem (e de uma forma muito simples) todo o preconceito e toda a discriminação que esta classe costuma sofrer, e, apesar de ser um drama, é dotado de uma boa dose de humor. O filme também é uma excelente pedida, contando com atuações incríveis da Viola Davis e da Octavia Spencer..  além da fofa da Emma Stone.  

SAMANTHA SWEET, EXECUTIVA DO LAR. 

Quem restringiu suas leituras da Sophie Kinsella somente à serie da querida Becky Bloom, não sabe o que está perdendo. Samantha Sweet é uma grande advogada que, quando demitida de uma prestigiosa empresa, sai atordoada por Londres e acaba sendo confundida com uma doméstica. Sem saber o que fazer, e sem perspectivas futuro algum, ela acaba aceitando o emprego. Imagina todas as peripécias domésticas que podem acontecer quando uma pessoa que nunca cuidou de nada resolve cuidar de uma casa?! Samantha aprende muito e se re-inventa. E, de quebra, ainda encontra  um novo amor. 


A PRINCESINHA. 

Muitos podem não saber que o livro existe, mas com certeza já assistiram o filme alguma vez. Pois bem, o livro existe, e quem escreveu foi Frances Burnett,  a mesma alma inspirada que criou 'O Jardim Secreto'. Sempre que eu assistia me deliciava com as histórias que Sara, e queria ter um amigo indiano 'mágico' e dono de um macaco! Epa, mas se Sara é ' A princesinha', porque ela está nesta lista? O pai rico da menina viaja e a deixa em um colégio interno; misteriosamente, ele morre, e a arrogante diretora do colégio coloca-a para morar no sótão e a obriga a trabalhar como empregada da instituição.


CINDERELLA 

Para encerrar essa lista, a mais famosa gata borralheira de todos os tempos não poderia ficar de fora. A história já viajou por séculos e séculos, tendo diversas versões que atribuídas a vários autores (até Shakespeare tem sua versão, gente!). A versão mais famosa é a de Perrault, que inspirou os famosos filmes da Disney!  A famosa Cinderella é uma garota que, quando seu pai morre, é obrigada pela sua madastra má a servir à ela e às suas meias-irmãs. E o melhor estilo conto-de-fadas, ainda contamos com a presença de animais falantes, uma fada madrinha e um príncipe encantado. 




       E aí, o que vocês acham das empreguetes em questão?! Já leram?! Lembram de mais alguma?!
       Eu super indico a leitura de todos os títulos acima!


Beijos,
A



13 comentários:

  1. Essa novela é bem engraçada mesmo :)
    esse livro que você mencionou "A resposta" se eu não me engano tem o filme não é? que se chama "Vidas Cruzadas"Nem sabia que tinha o livro,parece bem legal,senti vontade de ver o filme ^^,agora posso ler e ver haha
    gostei do post,beijos.

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. ps: Não sei mexer ainda muito bem nessas coisas de blog,e gostaria de saber como você colocou na sua blogosfera todas as pessoas que você segue com as atualizações? Estou tentando descobrir isso faz um tempinho haha

    ResponderExcluir
  3. Ameeeeeeeei esse post porque eu amo televisão e também amo livros. Gostei muito desse link que tu fez entre os 2 posts, porque eu adoro as empreguetes e as personagens que tu citou realmente são cheias de charme! O post ficou ótimo parabéns! *----*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quem não conhece a famosa Cinderella?

    Já ouvi falar dos outros livros, com exceção de "A Princesinha", e sempre tive vontade de ler.

    Adorei o post, super original!

    Porém, tenho que admitir que não sou fã dessa novela... Achei uma ótima iniciativa da Globo para valorizar às empregadas domésticas, mas não aguento mais ouvir aquela musiquinha, "Vida de Empreguete".

    Só vi um episódio e estava gostando, mas para mim, novela só tem graça se for acompanhada do começo ao fim :\

    Beijos!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, muito legal mesmo você relacionar os livros à novela. Eu não li nenhum desses :P
    Assisti a algumas cenas da novela, não gosto de televisão, mas parece ser divertido mesmo.
    Visita-me?
    ;*

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante sua ideia de associar a tv á leitura, adoro a novela, foi uma otima ideia da Rede Globo colocá-la no ar!.
    Ainda nao li nenhum livro que você citou acima, mas varias pessoas falam que "A Resposta" é muito bom.
    Pode retribuir a visita?
    www.livrosnapipoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Awwwww!
    Adorei o post, só li Samatha Sweet, mas assisti a todos os filmes e estou com The Help e A Princesinha para ler!!! *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá,deixei um meme pra você lá no meu blog , espero que goste! depois olha lá ^^

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Também adoro Cheias de Charme. Não tem como fugir, essa novela realmente é ótima, sem enrolação, completamente diferente das outras que estão na grade da globo.

    Não li o livro The Help, mas assisti o filme, e achei MARAVILHOSO!

    ADOOORO esse livro da Sophie, sério, é muito bom (melhor ainda foi o preço que paguei por ele: 9,90 hihihi)

    A Princesinha, só assisti o filme mesmo. Tão fofo *---*

    Cinderela, super clássico!!! Amo!

    As empreguetes dominam HAHAHAHA

    Bjo

    ResponderExcluir
  10. esqueci de citar que li todos os livros, menos o primeiro que só vi o filme.. e que realmente já é excelente!

    9.90, jure?! Nunca paguei 9.90 por um livro da sophie :X
    a não ser um pocket que tenho.. também quero!

    ResponderExcluir
  11. Amei! Hahahaha
    PArabéns pelo blog, não to conseguindo seguir, parece que o blogger tá com problema, mas vou continuar tentando! =)

    ResponderExcluir
  12. Oi agnes, adorei o post e fiquei com vontade de ler A resposta :)Parabéns pelo blog!

    http://umceudeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena