22 julho 2012

O Livro das Coisas Perdidas


                Era uma vez...

                Que o mundo dos Contos de Fadas vira-e-mexe está em alta todo mundo sabe. Por exemplo, só no último ano, fomos presenteados com o lançamento de uma série baseada nos mesmos (Once Upon a Time) e com a estreia de dois longas-metragens com versões da história da Princesa da maçã vermelha.
   
Capa e Cartaz do filme Espelho, Espelho Meu..Capa e Cartaz do filme Branca de Neve e o Caçador  Capa e Cartaz do filme Once Upon a Time (1ª Temporada)
                A série Once Upon a Time, apesar de ter sido criticada no começo por conta de alguns efeitos mal feitos,  evoluiu, e é um sucesso absoluto. A sacada de interligar os contos de fadas parece ter atraído muitos espectadores saudosos de uma boa história, e todos aguardam ansiosos (como eu!) o lançamento da segunda temporada. Sou suspeita pra falar, pois eu adoro um conto de fadas e esta série está preenchendo uma pequena lacuna em mim, aos poucos.
                Dos filmes, achei ambos bons, de acordo com o que prometiam. Como muitos já devem saber, em “Espelho, Espelho Meu”  temos uma versão mais cômica e infantil do Conto: cenários mais coloridos, anões encantadores, figurinos apaixonantes... – apesar de muita gente só ter conseguido enxergar no filme a sobrancelha da Branca . Já  “Branca de Neve o Caçador” apresenta uma forma mais sombria do conto, com uma Rainha muito mais poderosa e ameaçadora. As cenas de batalhas foram muito bem feitas, assim como os efeitos visuais. E os figurinos da Rainha então..

O Livro das Coisas Perdidas   image


Editora: Bertrand Brasil (2012)
Autor: John Connolly
Leia o primeiro capítulo aqui!


         Foi nesse clima saudoso dos contos de fadas que eu comecei a leitura do livro “O Livro das coisas perdidas”. Escrito por John Connolly, conterrâneo da Marian Keyes, este livro conta a história de um menino chamado David, que viveu na época da Segunda Guerra,  e que muitas vezes me pareceu ser muito semelhante ao Henry de Once Upon a Time.
David é um garoto londrino de doze anos cheio de questões internas a serem resolvidas.  E, desde que sua mãe morreu, seus problemas só aumentaram, pois ele acredita que pode ter falhado em suas tentativas de salvá-la.  Ele sofre de alguns pequenos transtornos e tem um estranho poder: David consegue ouvir seus livros sussurrando! Entre convulsões e desmaios, são tantas coisas que acontecem com David, que ele tem receio até de comentar com seu psiquiatra, com medo de que o internem. 
                Quando seu pai se casa novamente, e David ganha um novo irmãozinho, as coisas só pioram. David se reclusa cada vez mais no mundo dos livros, ignorando a realidade ao seu redor, e é nesse meio-tempo que ele começa a escutar a voz de sua mãe, chamando por ele na floresta que rodeia o casarão em que mora. Injuriado com sua nova família e com o modo que as coisas estão acontecendo, David decide ouvir o chamado da mãe e acaba encontrando um mundo totalmente diferente e mágico, um mundo que antes só existia em seus livros. Cada um tem a sua forma particular de lidar com a dor, e David encontrou a dele.
                Então, realidade e imaginação se misturam. De repente, o menino se está em um Reino Encantado, rodeado por trolls, harpias, homens-lobos, heróis, um homem-torto e um Rei, que guarda seus segredos em um livro misterioso.  Como em Once Upon a Time, aqui também os conto de fadas são descontruídos e se conectam, e por meio das histórias contadas por personagens diversos, vamos conhecendo as maravilhosas versões dos contos e como eles se conectam com a história de David – e com as histórias que sua falecida mãe lhe contava. Só que este muito não é tão mágico assim... David passa por situações um tanto sombrias e assustadoras, mas que de certa forma contribuem para que ele lide melhor com seus medos e receios. E buscando o caminho de volta para casa, será que o menino conseguirá ao menos encontrar a si mesmo?!
                Apesar de o livro ser mais voltado para o público infantil, achei-o incrível! A história é fantástica, e cai bem em qualquer idade. E a narrativa do Connolly é excelente e tão descritiva que o livro parece ser narrado em primeira pessoa. Quando digo descritivo, esqueçam que isso pode ser maçante! Ele consegue dominar seu texto e mesmo quando vemos uma página sem diálogos (o que ocorre muito no princípio), conseguimos fazer uma leitura rápida e agradável, de tão envolvente que é. E Connolly consegue dizer muitas coisas nas entrelinhas, é só prestar atenção.
Arte gráfica do livro é impecável, começando pela capa que é um primor e ainda em relevo, e indo até a parte interna. Os capítulos iniciam-se por aquelas bem desenhadas, inseridas em quadro, sabe?! E os títulos também são uma graça! A Bertrand Brasil está de parabéns por ter trazido esta publicação para o Brasil e pela qualidade gráfica da publicação.
E você, que tal embarcar nessa aventura com David?! Quem sabe o que você tem perdido por aí também e que precisa encontrar?!

"As histórias queriam ser lidas, dizia, num murmúrio, 
a mãe de David. Precisavam disso, era por isso que 
forçavam passagem do seu mundo para o nosso. 
Queriam que as fizéssemos viver."

Classificação: 


Beijos,
A.

19 comentários:

  1. Muito bom o post! Tive que arrumar um tempinho entre minhas viagens e estudo pra voltar aqui no seu blog *u*
    Sou uma grande fã de Once Upon a Time, e nossa, amei esse livro! Fiquei mesmo muito interessada depois de tudo que você disse. Vai pra minha lista de "desejados" agora hahaha. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Boa resenha, eu também gosto muito de contos de fadas e o seriado é ótimo, estou louca pra ver a segunda temporada.

    O livro das coisas perdidas parece bom, talvez eu leia mais pra frente por que a lista de coisas a ler esta meio grandinha hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oie!!
    Adorei sua resenha e a forma como você ligou o livro a Once Upon a Time! Eu amo essa série <3 mas não tenho conseguido mais baixar =\ então estou em pausa no momento rs, fiquei muito mais curiosa com esse livro, parece ser muito bom. gosto de conto de fadas e a história desse parece encantadora =)
    Lindo quote...

    Bejinhos

    ResponderExcluir
  4. Uma vez uma prima me mostrou, mas não consegui assistir, ela disse que ia me emprestar. Acho que é bom, tanto que ela elogia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cobra dela que é muito bom! o seriado e o livro, cada um a sua maneira ^^

      Excluir
  5. Ameeeeeeeeeeeeei esse post e a sua resenha ficou incrível! Eu sou apaixonada por contos de fadas, tenho certeza que vou amar esse livro!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Comecei a assistir OUAT logo que estreou nos EUA, mas aos poucos fui perdendo o interesse por conta dos fatos monótonos que se seguiam. Mas como amo contos de fadas, estou visando reconsiderar e voltar a assistir a série. Quanto aos filmes, em relação a SWATH sou suspeita para falar, já que sou admiradora totalmente confessa da Stewart. E Mirror, Mirror não consegui ir ver, mas queria mesmo conferir por causa da Lily, que em minha opinião
    tem uma sobrancelha totalmente complacente com seu rosto, hehe. A resenha despertou meu interesse pelo livro, vou procurar ler o primeiro capítulo. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. volta logo a assistir o restante, é simplesmente incrível :)
      eu posso ser muito tendenciosa também haha, então melhor pedir a opinião de outros e confirmar ^^

      Excluir
  7. Oiê
    Já havia visto esse livro pela blogosfera e o acho realmente muito interessante; assim como a sua resenha, já li vários comentários positivos, e acredito que adoraria ler esse livro. A capa é bem caprichada e a história parece ser muito fofa.
    Adorei

    Beijinhos
    Daisy
    nuvemdeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Assisti a primeira temporada de Once Upon a Time e Snow White and The Huntsman. São realmente ótimos >.< E o livro tem mesmo tudo a ver com a séria, deve ser uma bela leitura.
    Até mais.
    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. assim, não é tão igual não, é só a sacada que foi a mesma, como disse.. de interligar as coisas! mas cada um tem suas características individuais e ambos são excelentes!

      Excluir
  10. Eu estou muitooo curiosa para ler esse livro, quero muitoo, muito ler desde que lançou, o livro parece ser tão bom! Adorei a sua resenha!

    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  11. Adoro adaptações de contos de fada :)
    nunca assisti a série,não sei como é mas o livro parece ser ótimo *-* ótima resenha. beijos

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Acho que é a primeira resenha que eu leio desse livro por aí, acredita?
    Mas curti muito a proposta de enredo dele. Colocarei entre os desejados. :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Oi ..

    Quando o lançamento deste livro explodiu nas redes socias, eu fiquei super curioso. Parece ser um conto de fadas bem legal. Uma inovação. Achei a premissa realmente muito interessante e ainda acho.
    Parabéns pela resenha. Não gosto muito de livros infanto-juvenis, mas este parece ser bacana.

    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Parece ser muito bom esse livro, quero ler!! Amo muito os livros infanto juvenis. Obrigada pela visita lá no blog.
    :D

    Beijos, Izabela

    Caderno de Resenhas

    ResponderExcluir
  15. Amo este livro, eu tenho ele, é perfeito *O*

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena