15 julho 2012

Rascunhos viajantes


Ontem assisti ao novo filme do Walter Salles (direção maravilhosa, reconheço!), “Na Estrada”. Gostei em partes do filme... assim assim.... achei que os anos sessenta não foram representados em seu espírito total: muito sexo, muitas drogas e sem aquela dose de revolta característica. Mas soube por fonte seguras que o famoso livro do Kerouac é bem mais completo e crítico, e fiquei mais aliviada. Juro que não estava entendendo tanta fama, até porque o livro não tinha a trilha sonora e a bela fotografia  que fazem o filme valer mais a pena.
Infelizmente vi o filme antes do livro, mas mesmo assim estou motivada a ler ele quando tiver oportunidade. É interessante entender as buscas e questionamento do protagonista nas viagens, e acompanhar o seu crescimento através de erros e acertos.  E foi justamente quando estava pensando em ler o livro que pensei em outros livros com a temática road trip. E descobri que não conheço muitos lançados por aqui não  – uma pena, pois eu adoro livros que envolvem viagens. Fazer viagens pelas estradas dos Estados Unidos é tão comuns nos livro e filmes norte-americanos..  E muitos deixam a gente com aquela vontade de sair por aí também, sem rumo, só com um mapa e um tanto de amigos.  Acredito que essa temática não é muito comum nos livros lançados no Brasil (muito menos nos publicados) porque não possuímos a cultura desse tipo de viagem..  Quem sabe em um futuro próximo?! Até porque antes eram raros os livros envolvendo intercâmbios por aqui (tanto traduzidos quanto escritos por autores nacionais), e agora com essa onda de todo mundo indo pro Canadá, pra Europa, já temos muitos exemplos de livros sobre esse tipo de experiência, e alguns muito bons!
Depois de ver o filme bateu aqueeela vontade de largar faculdade, estágio, e tudo por aqui outra vez, só que dessa vez pra sair pra me perder pelas estradas desse nosso continente. E ir escrevendo todas as sensações no meu caderno de rascunhos... Já fiz pequenas road-trips.. digo pequenas não nas distâncias, mas sim na quantidade de dias... afinal, Salvador – BH, Salvador-Rio de carro não é pra qualquer um!

Alguém aí já fez uma road trip?! Ou tem algum livro bom do gênero pra indicar?!

            Beijos!

Livros com temáticas de road trip – Não publicados por aqui, eu acho!
Não li nenhum ainda, só as sinopses e descobri que estou louca para ler todos, apenas! 


9 comentários:

  1. por acaso também tenho um sonho parecido : fazer um inter- rail.
    beijocas,
    wanna

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita ao meu blog =)
    Que bom que mais uma vez o livro é melhor que o filme, começei a ler o livro mas ainda não me empolguei =)

    ResponderExcluir
  3. Super quero ver esse filme. Além de contar com a minha Kristen no elenco, o enredo foi muito elogiado pela crítica. :)

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    também estou louca para ver esse filme! Parece ótimo! E também fiquei curiosa para ler o filme!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ah e quem não tem vontade de largar tudo e descobrir o país, estado, continente, que seja?! Acho que isso é um desejo de todo mundo... só que alguns tem coragem e outros não.
    O livro é realmente bem mais complexo, acho que é por isso que você se sentiu um pouco perdida...
    Espero que eu consiga ver esse filme logo!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Oi,

    tem selinho para você lá no blog: http://bit.ly/O485w3

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. hahaha eu quero muito ver esse filme, só vejo coisa boa e tem o lindo do Garret ainda, ai preciso ver! Dizem que foram quase 8 anos de compromisso do Salles com esse, duvido q saia algo ruim, vamos ver, até a Kristen está diferente, menos morna e limitada acho...

    então, né, a gente aqui no Brasil se for fazer acaba morrendo, as estradas são todas podres até pra viajar kkk imagina a lambança... ainda mais que não consigo dirigir mais de uma hora sem ficar com tontura ou enjoo...rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ver esse filme, apesar da Kristen não me inspirar muito!
    Pena que tô sem muito clima pra cinema esses dias, mas vou ver se tiro um tempinho pra conferir!

    Infelizmente nascemos aqui né? Daí não tem graça fazer trip nenhuma, lá as regiões são bem afastadas... costumes bem diversos...longas estradas! (aquelas coisas bem de filme - um posto, um carro velho e um bar no meio da estrada!)

    Mas se eu pudesse escolher alguém pra fazer uma trip por esse mundão...com certeza ia ser você! :)

    http://blogemsuacompanhia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii Agnes... eu nunca vi este filme, mas parece ser muito bom.
    Eu amo ver filmes!!! Vou procurar por esse! rs

    Beijooos!!!!
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena