08 julho 2012

Um dia

"Você pode passar a vida inteira  sem perceber que aquilo que você  procura esta bem na sua frente."

Um Dia - Vinte anos, duas pessoas, um dia. - David Nicholls

Sabe aquele livro que você gostaria de ter escrito? Esta foi minha sensação ao ler Um dia. Porque eu não tivesse essa idéia antes, God?!
Sei que muitos aqui já viram o filme ou leram o livro, e eu mesma achava que não iria ter vontade de vir aqui falar dele justamente por isso. Ledo engano. Mesmo tendo visto o filme ( Um dia – 2011, com Anne Hathaway e com Jim Sturgess), mesmo tendo me emocionado com ele (que segue bem a linha do livro), não consegui deixar de me emocionar, de me apegar, de me identificar com a forma que a história foi escrita.
Um dia conta a história de dois estudantes de grupinhos diferentes que se aproximaram em 1988, no dia da formatura de ambos na faculdade. Por um motivo qualquer (sim, como muitos acasos por aí) eles passam a madrugada do dia 15 de julho juntos. Não fazendo sexo: eles passam a noite conversando, trocando confidências e revelando seus planos pessoais para o futuro. E trocando alguns beijos, claro. Emma Morley, idealista, politizada, que sonha em ser escritora, não consegue acreditar que está na mesma cama que o bem-de-vida e lindo-de-morrer Dexter Mayhew, com seu nariz afilado, seus lábios grossos e arroxeados por conta da taça de vinho que haviam tomado. Não acredita que estão ali, conversando de planos para o futuro. Não acredita que ele está caçoando da vontade dela de mudar o mundo. Dexter, por sua vez tenta entender o que nela o tinha fascinado tanto, e porque durante os quatro anos de faculdade nunca a havia notado, só agora. Com toda a sua auto-confiança, poderia levantar e simplesmente ir embora no meio da noite, como já havia feito com diversas garotas.  Mas com Emma tudo parecia ser inédito. E desde aquela noite, inexplicavelmente, eles se tornaram Dex e Em, Em e Dex um para o outro, mesmo trilhando caminhos diferentes, mesmo Dexter amadurecendo tão tardiamente, como muitos homens.
E é assim que somos apresentado a Dexter e a Emma, no dia 15 de julho de 1988. É assim que vamos acompanhá-los ao decorrer do livro; ao longo dos vinte anos seguintes os flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho.  Do sentimento arrebatador da primeira noite surge uma amizade extraordinária entre os dois. Ao longo dos anos, Dexter e Emma enfrentam em suas vidas particulares pequenos casos, amores, brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas, sempre com o outro como porto seguro. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com seus verdadeiros sentimentos.

Um Dia : foto Anne Hathaway, Jim Sturgess
O livro me trouxe duas mensagens claras. A primeira foi sobre a importância da amizade. É bonito ver que mesmo os dois estando em países diferentes em alguns momentos, ou se relacionando com pessoas diferentes, ou frequentando grupos diferentes (ou até mesmo casando com pessoas diferentes) eles souberam, quase sempre, preservar a amizade que os unia. Afinal, eles era Dex e Em, Em e Dex para sempre. Era só pra ela que ele sentia vontade de ligar em determinados momentos, e Dex era o único que a conseguia fazer rir de maneira sincera.
A segunda foi sobre a importância de aproveitar os momentos, de ser sincero em relação ao que sentimos com a gente mesmo e com os outros. Diversas vezes no livro a gente vê um pensando no outro de uma maneira que insinue querer ser mais do que amigos somente. São tantas palavras não ditas, cartas não enviadas, segredos não revelados... que se um dos dois fosse sincero na hora certa, muita coisa poderia ser evitada. E não é assim em nossas vidas?! Quantas vezes sentimos algo por alguém e nos calamos por medo da não correspondência, de estragar uma amizade, etc?! Quantas coisas deixamos de viver por conta das limitações que nós mesmos criamos?! Alguém aí se identificou? Caramba, se os pais deles não tivessem aparecido de repente lá em 1988, se ela não fosse tão desconfiada de si mesma e não tivesse feito a proposta de serem só amigos, quanta coisa podia ter sido diferente... quantos momentos eles perderam por pequenos medos. Parafraseando Lulu Santos, vamos viver tudo o que há pra viver, minha gente! Vamos nos permitir.*

"Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse 
te dar só um presente para o resto da sua vida seria este.
Confiança.
Seria o presente da Confiança.
Ou isso ou uma vela perfumada."

Um Dia : foto Anne Hathaway, Jim Sturgess

E acho que não preciso dizer que me apaixonei pela narrativa do Nicholls, sim?! Encantei-me pela maneira que ele consegue que um livro escrito na primeira pessoa pareça por vezes ter sido escrito em primeira pessoa, de tão realista e emotivo que é. Nicholls parece saber a hora certa de ser detalhista ou de ser curto; de repetir determinada palavra ou de omiti-la. E aqui vai também o meu parabéns para a tradução. Sei que é difícil captar o tom original das coisas, mas o trabalho que fizeram nesse livro não posso dizer que foi outra coisa senão excelente.
Dex e Em me acompanharam constantemente por sete dias - infelizmente tinha visto o filme primeiro (e adorado) e queria degustar o livro e seus diálogos aos poucos. Pra quem gosta de um romance não muito açucarado, com uma boa dose de humor e reflexões sobre a vida, Um dia é uma excelente pedida.
E vocês, já leram? O que acharam? E o filme?!

Beijos, 

Agnes

* É, eu sei.. na teoria é muito fácil.

7 comentários:

  1. Estou lendo o livro, ainda estou nas primeiras paginas, quero terminar de ler o livro para poder ver o filme *-*

    ResponderExcluir
  2. ooi,eu assistir o filme e é muito emocionante, no começo fiquei chateada com o filme,mais depois que parei para pensar e entendi a moral da estória eu ameii!Não vejo a hora de ler o livro,pois deve ser maravilhoso! beijos e goste muito da sua resenha ;)

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Adorei o seu blog flor...Queria dizer, primeiramente que amei o seu blog...
    Tenho esse livro, mas é a capa do filme, muuitissimo linda..Ainda não li o livro, pois tenho uns trinta aqui para ler, e deixo os mais grossos por último, mas já li muitas resenhas dele e me apaixonei.Ainda não pude ver o filme, mas estou muitissimo interessada em assisti-lo, pois já vi milhares de criticas maravilhosas dele.
    Adorei a sua resenha
    Parabéns, muito sucesso
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. oee, chuchus! obrigada pelos comentários e elogios! com um filme e com livro assim, como a resenha não ser boa, né?! haha!
    voltem sempre!
    beijos da gorda aqui :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse livro, ainda estou acabando, mas é ótimo! E adorei o blog também!

    ResponderExcluir
  6. olá, Mariana! obrigada! o blog é novo, mas estamos crescendo! continue sua leitura, você vai se encantar! beijos!

    ResponderExcluir
  7. Owns!! *u* vi o filme e chorei litros! Gostei da sua resenha e estou realmente pensando em ler. Parabéns, beijinhos!


    http://www.linguasdeprata.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena