30 agosto 2012

Cidade Fantasma


Olá, caros! Como está a semana de vocês?! Quem está ainda curtindo a greve das Federais levanta a mão! \o/\o/ 
Esses dias recebi uma proposta muito bacana: apresentar para vocês um livro que está sendo escrito. Cidade Fantasma é o nome da trilogia, e ele está sendo escrito pela Tainá Ruiz, paulista de apenas 17 anos, que também está envolvida em outros dois projetos ainda não divulgados.
Para divulgar o primeiro livro da trilogia, Tainá criou um blog e está postando nele os cinco primeiros capítulos - entrem lá e se deliciem!
      Antes de falar do que eu achei do livro, leiam um pouco da sinopse:



     Quando a mãe de Ian é demitida de seu emprego vê a oportunidade de voltar a sua cidade natal e realizar seu sonho de ter um negocio próprio o garoto se vê forçado a se mudar com os pais para Standort, a temida Cidade Fantasma. Ian, que possui o dom de se comunicar com os mortos, sofre não apenas pelo medo do desconhecido, mas também por ser assombrado por Will – o rapaz que morou naquela casa antes dele. Will o assombra por um motivo: querer que Ian ajude sua irmã Elizabeth a se livrar de um destino aterrorizante. Ian se dispõe a ajudar Elizabeth, por quem se apaixona. Mas não imagina os perigos por trás de seus misteriosos olhos verdes da garota. Ele ultrapassará as barreiras da vida e da morte para ajudar a amada a quebrar uma maldição terrível que a assombra.

(Retirado do blog da Gih Figueiredo). 


  Eu já li o que foi disponibilizado do livro no blog e posso dizer que estou curiosa para saber por completo o mistério em volta dos irmãos e para acompanhar as aventuras do ruivinho Ian! Se você curte uma aventura fantasmagórica, não pode deixar de conferir a história da Tainá! Ela tem uma escrita leve e envolvente, do tipo que você ler todos os capítulos disponíveis em pouco tempo... do tipo que você vai querer mais um pouco! Aliás, podíamos lançar uma campanha pra ela pelo menos postar até o capítulo 08 no blog, quem abraça?!

    Aproveitando a boa vontade da fofa da Tainá, fiz algumas perguntinhas para ela relativas ao seu livro e a sua vontade de escrever. Confiram abaixo!

Entrevista

Nome: Tainá Ruiz de Souza

Data de nascimento: 07/07/1995 

Cidade: Jaguariúna - SP


Mais: Twitter - Facebook 

1. Cidade Fantasma é o seu primeiro livro público. Você já teve outros rabiscos que não saíram do papel? 
E quem nunca teve? (risos)
Tenho uma pasta no notebook denominada ‘rascunhos’ recheada com cada pequena ideia que pipocou na minha mente e ainda não tive oportunidade de seguir adiante.

2. Você já teve alguma experiência sobrenatural, como o Ian? 
Menina, se eu contar ninguém vai acreditar. Sei que muita gente vê aqueles borrões indefinidos e eu fui uma delas por muito tempo, até que tive um contato em especial - justo na época em que comecei a escrever Cidade Fantasma - que me arrepiou até o último pelinho do corpo. Tenho enxaquecas frequentes e em uma crise, deitei na cama e fechei os olhos por dois minutinhos. Isso, sozinha em casa. De repente sinto alguém sentar na cama. Senti uma energia boa, familiar. E intuída por esse sentimento, achei que fosse minha mãe. (que tinha acabado de sair de casa) Quando abri os olhos, não tinha ninguém. Fiquei mega assustada. Horas depois vim escrever e senti um toque muito firme, muito sólido nos meus cabelos. Uma espécie de carinho. Minha mãe, que acredita no contato dos espíritos conosco com cada fibra de seu corpo, acha até hoje que o autor desse gesto de carinho foi meu falecido avô, pai dela. Quem sabe, né? (risos)

3. Se você pudesse escolher, você preferiria ser um fantasma ou ser sensível a eles?
Poxa! (risos)
Eu não sei. Penso que ambos convivem com realidades muito chocantes. Mas acho que preferiria ser sensível a eles, até porque, imagine como deve ser estar ali e – quase - ninguém te notar, te ouvir. Desesperador!

4. Como você enxerga a literatura fantástica no Brasil? Você tem algum autor-guia por aqui ou suas influências são mais externas?
Recentemente minha prateleira tá recheada de autores nacionais, mas ainda não tive oportunidade de ler suas obras, embora tenha os conhecido na Bienal de SP. Mesmo com todo o preconceito com a literatura fantástica brasileira (que eu pude presenciar também na minha visita à Bienal) estamos ganhando um espaço maior nessa área e com fé, iremos ocupar uma posição cada vez melhor aos olhos dos leitores. De qualquer forma, acho que minhas influências são principalmente externas. Tento me manter original e por isso evito escrever logo após ler, mas uma pessoa que resiste à minha barreira de originalidade é Rick Riordan. Parece que enquanto eu escrevo Cidade Fantasma, ele vai me dando dicas mentalmente. Sem dúvidas, tio Rick é meu guia.

5. Pensando no futuro, você tem 17 anos e deve estar em fase de vestibular. Pretende cursar algo relacionado ao mundo da literatura?
Estou sim e é uma fase extremamente turbulenta. Pensei e repensei no que cursar muitas vezes (cheguei até a comentar em uma entrevista que tinha interesse em fazer Medicina Veterinária e Letras, oi?). Mas pensando mais claramente, fiz planos de cursar Letras (Português-Inglês) e após concluir esse curso, pretendia ingressar em Produção Editorial/Editoração.



Beijos,
A.



11 comentários:

  1. uau eu gostei bastante da postagem viu

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa ^^ quero ler!!

    http://entrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A estória da Tainá é boa mesmo *--*
    Parabéns pelo post Agnes!!! Opa, bora lançar essa campanha! kkkk
    Abraços...

    http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Agnes!
    A história parece ser super interessante! Espero que ela consiga lançá-lo logo!

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa proposta. Amei o tema, a sinopse e assim que tiver um tempo vou lá no blog dela conferir o que tem disponivel.
    Adorei a entrevista. E esse lance de sobrenatural as vezes me assusta... ja passei por cada aperto rsrsrs

    Bjokas

    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da sinopse fiquei com vontade de ler assim que tiver um tempo irei *-*

    Beijos Bruna.
    Sweet Shyness

    ResponderExcluir
  7. Oie Agnes
    adorei o nome do livro, e como sou chegada nesse lance de fantasmas, promete ser muito bom!!!
    E mais legal ainda é ver que a autora já teve uma experiência familiar com fantasmas rs
    Espero que o livro seja publicado...
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,

    Não conhecia o livro e achei bem interessante, gostei da capa tambéms...boa dica, seguindo o blog...abçs.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, meu nome é Lucy marion, sou dona de um blog, sobre livros,nos estamos numa meta para conseguir parceiras editoras,
    mas somos novos e estamos naquela face de conseguir leitores e tal, por isso venho aqui para pedir a sua colaboração,
    se vc poder acompanhar o blog de vez enquado eu ficaria muito feliz, comenta, seguir, essas coisas, se gosta e quizer divlgar
    pros seus leitores. Eu ficaria muti feliz, e não se proculpe isso ñ é invão, estarei, seguindo, curtindo, comentado no seu blog
    frenquente mente, ñ só eu mas minha ajudaantes também, e se vc quizer parceria, será melhor ainda.
    Please reconsidere nosso pedido, espero enciosamente, bjs.
    http://planetabook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia, obrigada pela dica e parabéns a autora.
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Deixa falar que eu adorei? Adorei!!! Não conhecia, mas fiquei com vontade de saber tudo agora... rs E que ilustração maravilhoooosa!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena