12 agosto 2012

Literatura hispanohablante, te gusta?!

                Você pode até não gostar do espanhol, como já ouvi muita gente dizer, mas não pode negar que é uma língua linda dese ouvir (assim como o italiano <3) e que mais caliente e sedutora que ela... simplesmente não existe! Pelo menos pra mim.
                A mi me encanta a pronúncia e a volúpia dessa variação do latim. É uma língua muito rica, assim como o português, e a sua literatura também não faz feio: dentre os escritores, estão alguns reconhecidos em todo o mundo pelos seus trabalhos.
                Como pouca gente conhece bons autores em espanhol, e como muitos DEVERIAM conhecer, vou fazer aqui uma listinha de autores que super indico e de outros que estou querendo ler. Muitos são famosos e considerados autores de clássicos da literatura mundial. Agora, neste momento, sei que muitos aí podem ter feito aquela careta. Mas podem prosseguir, viu?! Ai ai. São excelentes indicações... temos que superar este trauma dos livros clássicos dos tempos do colégio, tentar encontrar algum que nos agrade. Afinal, se eles são considerados clássicos, algo tem de valor, né? YAY, vamos ler?!

ARGENTINA:


Jorge Luís Borges Sua obra se destaca por abordar temáticas como filosofia, metafísica, mitologia e teologia, em narrativas fantásticas. Borges sempre também se dedica a exaltar e homenagear o seu país: histórias, guerras, paisagens, misturando fantasia e realidade. É o maior escritor argentino de todos os tempos. Livros que já me indicaram: “O Aleph", " Ficções", e "O livro de areia".



"Sem leitura não se pode escrever.
Tão-pouco sem emoção, pois a literatura não é,
certamente, um jogo de palavras. É muito mais.
Eu diria que a literatura existe através da linguagem,
ou melhor, apesar da linguagem."



Julio Cortazar  É considerado um dos mais inovadores e originais de seu tempo, mestre do conto curto e da prosa poética. Adoro as narrações do Julio, elas sempre escapam do clássico, da  linearidade temporal. E seus personagens são sempre dotados de grande profundidade psicológica . O seu livro mais conhecido é O Jogo da Amarelinha.     

   


Através deste pequeno texto você pode 
conhecer mais um pouco do estilo do autor.

CHILE: 
Isabel Allende é considerada uma das principais revelações da literatura latino-americana da década de 1980. Sua obra é marcada pela ditadura no Chile, implantada com o golpe militar que  derrubou o governo do primo de seu pai, o presidente Salvador Allende. Escreveu A casa dos espíritos e ganhou reconhecimento de público e crítica com este e outros livros.


“Talvez a gente esteja no mundo para procurar o amor,
encontrá-lo e perdê-lo, muitas e muitas vezes.
Nascemos de novo a cada amor e,
a cada amor que termina, abre-se uma ferida.
Estou cheia de orgulhosas cicatrizes.”




COLÔMBIA:

Gabriel Garcia Marquez Esse lindo foi responsável pela expansão do realismo mágico na literatura latino-americana. Ganhou o Nobel da literatura em 1982 pelo seu conjunto de obras, entre as quais eu indico: Cem anos de Solidão, O Amor nos Tempos do Cólera  e Ninguém Escreve ao Coronel. Infelizmente neste ano foi diagnosticado com um tipo de demência, e, embora esteja em bom estado físico, perdeu a memória e não voltará a escrever. So sad. 

"Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar,
cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo,
não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário,
todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar
a desordem da minha natureza."

CUBA:

Pedro Juan Gutierrez  é um escritor contemporâneo considerado sensacional por muitos. Ainda não li nada dele, mas para quem gosta do assunto, são textos no estilo 50 tons de cinza, classificáveis como politicamente “pornográficos”. 

¨Isso é o que somos do princípio ao fim: e silêncio.
Mas nos apavora saber disso e aí enfiamos muito
ruído e muita turbulência pelo meio, entre o princípio e o final.¨

ESPANHA:

Miguel de Cervantes Quem nunca ouviu falar da história de Dom Quixote de La Mancha, que ao ler livros sobre cavalarias perde a noção da realidade e decide ele próprio se tornar um cavaleiro, saindo pelo mundo e desafiando gigantes que em verdade eram moinhos de vento? O livro aborda a loucura de uma forma leve e muitos se identificam ao ler, afinal de louco e bobo todo mundo tem um pouco.  Com o seu tolo protagonista, Cervantes ganhou o mundo da literatura e é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos.

“Tudo bem, até pode ser
Que os dragões sejam moinhos de vento
Tudo bem, seja o que for
Seja por amor às causas perdidas
Por amor às causas perdidas
Dom Quixote – Engenheiros do Hawaii


PERU: 



Mario Vargas Llosa luta pela liberdade individual na realidade opressiva do Peru. É um escrito bastante envolvido nas causas políticas – assim com os acima citados. Foi o  Prêmio Nobel da Literatura em 2010 "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual".




"A incerteza é uma margarida cujas 
pétalas nunca acabam de desfolhar."

URUGUAI: 

Eduardo Galeano Este eu gosto meeeesmo. Galeano já escreveu mais de 40 livros, e sempre com um leque muito diverso de temas. A obra mais conhecida de Galeano é, sem dúvida, As Veias Abertas da América Latina, que tornou-se um clássico entre os membros da esquerda latino-americana. Leiam, leiam, leiam.




"As pessoas estavam na cadeia para que os presos pudessem ser livres",
Galeano referindo-se ao regime militar (1973-1985) de seu país




E aí, alguém já se aventurou pelo mundo de algum desses escritores?

Beijos,
A.


9 comentários:

  1. Eu não conhecia a maioria, mas fiquei bem curiosa! Não acho a langui assim tão contagiante, eu não tenho vontade alguma de aprender. O Zafón não deveria estar nessa lista?

    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse tipo de post, mostrando autores por tema, mewww, a língua espanhola é linda. Eu morava em Portugal, nasci lá e onde eu morava era a uma hora da Espanha então estávamos sempre por lá e eu não sei falar nada de espanhol, acredita? Mas sei ler em espanhol. AUSHUAUHSHUAUHS

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  3. si me gusta? yo tengo pasión! <3

    Màrquez e Llosa são divos! rsrs

    Beijos.

    Eni
    www.doseliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá :)
    Adorei o post, não conhecia os autores. Eu não gosto de espanhol, mas italiano é tão lindo, né? Queria aprender a falar *-* Adorei, adorei.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  5. Hey :)
    Não conhecia os autores :O
    Sabe,eu não gostava das aulas de espanhol kkkk mas leria uma obra com certeza

    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  6. ótimo post ! a propósito, a língua portuguesa é não digamos... " tão rica assim "; sua gramática é baseada na gramática da língua francesa do século XVII, seu vocabulário consta de 40 mil palavras (média) , contra 80 mil palavras da língua inglesa - perceba que no nosso dia-a-dia sempre nos batemos com algo que " não tem nome em português" ! na verdade eu considero essa língua muito conservadora,e precisando de inovações ! mas não inovações como as últimas realizadas.

    abraços empreendedores ! :)

    ResponderExcluir
  7. Me gusta!
    Sou totalmente latina - Italiana // Espanhola - minha família é totalmente "pura" na Itália ainda, de falar o ita ainda.
    Então, eu sou totalmente de sair ¨$¨#$¨# em espano e ital.
    Leio de boa livro em espanhol!
    :DDDD

    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu
    beikos

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post! Eu A-M-O espanhol e me envergonho de ainda não ter lido vários autores essenciais da literatura em língua espanhola. Pretendo corrigir esse erro em breve. Minha coleção da Folha Escritores Ibero-Americanos vai me ajudar bastante nisso. Por enquanto, García-Marquez e Vargas Llosa moram no meu coração.
    bjo!

    ResponderExcluir
  9. Mas é claro que já me aventurei, não em todos, mas já comecei sim.
    Gabril es mi preferido, dele ya li "Cen años de soledad", "tristes recuerdos de mis perras" e "A revoada" :D AMOO, Cem anos de Solidão está na minha lista de favoritos do skoob, simplesmente PERFEITO!!! Do Mario Vargas li um também, Tia Julia e o Escrevinhador, se não me engano, bom, não mudou a minha vida, me fez passar o tempo. Muito bom! Também sou apaixonada pelo espanhol, estou sempre procurando praticar, seja no livemocha, seja ouvindo Dread Mar I e outros cantores, seja lendo tudo em espanhol mesmo, ou busuu, enfim, um dia eu fico boa mesmo! ^-^
    Visite o "Lar da Escriturária", clique aqui.
    -
    Comentar é bonito e educado :)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena