23 agosto 2012

Maitena

"(...) aquela que até ontem esperava dormindo, compra uma cinta-liga; a executiva que administrava uma empresa quer viver em um camping; aquela que cuidava da sogra como sua própria mãe interna as duas em asilo; a magra vira uma vaca de gorda e a gorda perde vinte quilos".
Maitena, sobre suas Mulheres Alteradas


Maitena é uma daquelas pessoas que pouca gente conhece, mas que muitos deveriam conhecer. Um professor de espanhol apresentou-me a ela há alguns anos, e desde então acompanho seu trabalho. Maitena  Inés Burundarena é uma grande escritora e cartunista argentina. Ela chamou minha atenção logo de cara só por ser mulher. Quantas cartunistas famosas você conhece?! E foi assim que ela cativou também seu seleto público: sendo mulher, porque não escrever para mulheres?

Ela, como muitos do meio, iniciou a sua carreira como ilustradora gráfica em jornais, revistas e editoras argentinas, e posteriormente começou a escrever contos eróticos e argumentos para televisão. 

O maior sucesso em quadrinhos de Maitena são as séries Mulheres alteradas e Mulheres superadas. Maitena publica tirinhas aonde muitas mulheres se reconhecem, pois ela expressa divinamente o universo das moças que têm (ou que acham que têm) que dar conta de tudo. Qual menina-mulher não se reconheceu aí?! As tirinhas dessa cartunista são o retrato fiel do nosso universo.

O seu trabalho é tão reconhecido lá fora que até o Almodóvar (!!!) tentou comprar os direitos de adaptação de Mulheres Alteradas para o cinema. Só que, Maitena, meio avessa a toda essa popularidade, negou os direitos de venda ao Pedro! Coitado! Ela também não concedeu os direitos a produtores de cinema do México e dos EUA, e outros. Pelo que soube, a primeira e única adaptação das tirinhas até o momento foi cedida para um grupo de teatro brasileiro. Soube também que, devido ao sucesso da peça,  a O2 filmes (produtora de Cidade de Deus) está negociando os direitos e que em breve teremos um grande lançamento por aqui! Depois dizem que Brasil e Argentina não se bicam...


No ano passado, ela disse disse que cansou de desenhar. E o que fez?! Foi se aventurar pelo mundo da literatura, e manejando essa nova ferramente de comunicação lançou o seu primeiro romance: Rumble.  O livro, que ainda não li, foge um pouco do tom humorístico que domina o seus desenhos: Rumble é um meio que um retrato auto-biográfico da pré-adolescência da escritora, em que ela narra o cotiano conflitoso de uma jovem. O livro, que demorou quatro anos para ser escrito, foi bem recebido pela crítica argentina, mas ainda não tem lançamento previsto no Brasil. Alô, editoras!



Você já conhecia o trabalho da Maitena?! Vou deixar aqui abaixo algumas de suas tirinhas! Pra quem se identificou e quiser procurar mais, é só buscar no google que tem de montão.

Beijos,
A.




5 comentários:

  1. Cultura nunca é demais, fiquei chateado por ser PARA mulheres. Mesmo eu não acreditando muito nessa divisão: acho que não é para mulher, é pra todo mundo, mas mulheres ENTENDERÃO melhor, prefiro pensar assim (rs).

    ;)

    http://oepitafio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Minha irmã tem um livro dessa autora e me divirto com as tirinhas, super legal!
    Achei sensacional ela se aventurar no mundo literário, deve ser bem interessante.
    Resenha - Cinquenta Tons de Cinza.
    Passa lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu ainda não conhecia! Gostei muito, muito mesmo.
    As tirinhas são ótimos e o livro parece ser bem interessante. Vou procurar mais sobre ela :)

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o trabalho dela. Amei as tirinhas, são muito engraçadas e inteligentes. E, realmente, homens e crianças acabam com nossas dietas. kkkkk...

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  5. Adoro o humor da Maitena, e fiquei curiosa pelo livro!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena