14 setembro 2012

As vantagens de ser invisível


             Para os fãs das séries Harry Potter e Percy Jackson, este é o livro do momento. Esqueçam Divergente, Cinquenta Tons de Cinza, esqueçam qualquer outro lançamento.  Publicado por aqui pela Rocco em 2007, o livro tornou-se mais conhecido por aqui no ano passado, quando foi anunciado que a Emma Watson e o Logan Lerman protagonizariam o filme inspirado no livro. A película só estreia em novembro, e a Rocco intensifica cada vez mais a publicidade em suas redes sociais.
Há meses atrás, logo que saiu a notícia da adaptação, era difícil encontrar o livro. Os fãs da Emma e do Logan entraram em colapso. Minha irmã foi um deles. Mas logo ela deu um jeito de conseguir o exemplar dela, o qual eu tive a oportunidade de ler em março deste ano.

As Vantagens de Ser InvisívelJulgadora de capas que sou, afirmo que a de AVDSI deixou-me contente com a sua. Gostei da imagem "invisível" em relevo do guri, assim como do imenso espaço branco. Só não entendi muito bem o desenho floral em relevo na parte verde superior, mas ok. Eu supero.  A diagramação interna é bem trabalhada: margens, parágrafos, fontes...  Vocês sabem que eu adoro quando as folhas são amareladas, porém as do livro são branquinhas. Decidi superar também, já que ao menos combina com o branco da capa.
Quem conta a história do livro é Charlie, um inocente guri de quinze anos, através das cartas que ele escreve para um amigo anônimo instiga-nos a ligar os fatos de sua vida. Em seus escritos, ele relata seus dias, seus sentimentos, seus medos e suas esperanças. Com suas palavras, o adolescente se expõe de forma simples e viva para nós. E é através dessas mesmas cartas que observamos Charlie vencer seus medos, amadurecer e descobrir novos sentimentos para se apegar. Através das cartas, também, somos levados a fazer reflexões sobre coisas aparentemente simples em nossas vidas.
O nosso protagonista da vez vive crises típicas da adolescência, porém a maneira como ele ver os acontecimentos não é tão simples e típica. Apesar de encurralado em suas próprias questões, com quinze anos e após o seu único amigo se suicidar, Charlie começa o seu processo individual de descobertas: amores, livros, amigos, sexo, música, drogas. Sam, Alice, Mary Elizabeth, Bob e Craig são o adotaram na turma.  Bill, seu professor de inglês, passa a recomendar a ele livros clássicos da literatura, para que Charlie resenhe e discuta com ele depois. Com novos nortes em sua vida, e cercado de novas influências – sejam elas boas ou ruins -, o garoto invisível começa a se materializar. A ocupar espaço. A se sentir alguém. E o mais importante: alguém que é parte de algo.
Stephen Chbosky conseguiu capturar perfeitamente o universo enigmático dos adolescentes, quase tão bem quanto J. D. Salinger ao escrever as confusões pessoais de Holden em O Apanhador no Campo de Centeio. Mas não se engane: apesar da sinopse similar, são livros diferentes, com protagonistas que se portam de maneiras distintas frente à problemas análogos.  
Este livro é um daqueles que acho que deveria ser leitura escolar. Os adolescentes deveriam ter a oportunidade de ler AVDSI só pelo conforto de saber que seus conflitos não são filhos únicos neste mundo.
Como disse no começo, em novembro teremos a história nas telonas. A Emma Watson interpretará a Sam e o Logan o Charlie. Só espero, sinceramente, que a Rocco não relance o livro com a capa do filme. Baseando-me em outros livros da editora (Harry Potter, Jogos Vorazes, Eragon), algo me diz que isso dificilmente acontecerá. Graças a Deus!
Se ainda não leu este livro, leiam. No duro, como diria Charles.

Classificação:




Autor: Stephen Chbosky  

ISBN: 9788532522337
Editora: Rocco
Ano: 2007



Confiram o trailer legendado do filme:



Beijos,
A.

16 comentários:

  1. Esse livro é simplesmente PERFEITO!!

    Não tinha pensado nisso, mas concordo que deveria ser leitura escolar.

    Eu era uma das pessoas louca atras desse livro, como eu não achei, acabei lendo uma tradução mesmo, mas a Rocco vai re-lancar ele no mes que vem. Então vou le-lo novamente. é tão lindo. E sempre que vejo uma resenha dele sinto uma falta do Charlie, não da pra explicar.


    http://frasesrabiscadas.blogspot.com.br/2012/09/as-vantagens-de-ser-invisivel.html

    ResponderExcluir
  2. A Editora Rocco sabe investir nos livros certos mesmo!! Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas espero fazer isso em breve!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parece fantástico mesmo. Vou conferir, espero que com o lançamento do filme seja mais fácil.


    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Estive muito ansiosa para ver esse filme desde que vi o trailer ainda sem legenda. Fiquei muito animada, porque além de eu ser adolescente também, sou apaixonada por filmes nesse estilo. Não sabia que existia um livro haha, e agora você está sendo oficialmente responsável por me deixar mais ansiosa ainda... só que para ler. Definitivamente esse livro entrará pros meus "desejados" do Skoob! Amei o post, de verdade. Adoro a forma como você escreve no seu blog. Parabéns por tudo Agnes!
    E se não lembra de mim... obrigada por me inspirar a começar um blog pessoal haha. Falando nisso, mudei de url viu?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Me arrepiei no trailer, não sei porque, mais espero descobrir no livro.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Oi Agnes, não conhecia esse livro até saber do filme, mas espero lê-lo antes de assitir :) como você disse, ainda bem que a Rocco não costuma relançar os livros com as capas dos filmes :)

    beeijo
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  8. Parece mesmo ótimo esse livro, quero lê-lo antes de assistir ao filme. É sempre mais emocionante quando leio o livro primeiro.

    Amei a dica!

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  9. Antes de saber da história estava dando a mínima ao livro. Não sou fã do trabalho da Emma e nem me dou muito o trabalho de conhece-lo fora dos filmes de HP por causa de uma rixa, que confesso ser infantil, entre Twihards e Potterianos. O Logan é uma graça, mas também não me atrai muito por causa da péssima adaptação de PJO, mas sei que isso não é culpa dele. Enfim, gostei da história mas não é o tipo de livro que eu curto. Não teria paciência para lidar com problemas de um adolescente literário (eu mesma tenho problemas de sobra). Mas o filme e causou interesse, talvez eu me convença a ir ao cinema assisti0-lo. Ah, e o fato de o filme ser produzido pela Summit também me chama atenção, :)

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que esse filme era de um livro, agora fiquei completamente afim de ler e assistir, quero conferir para poder dar a minha opinião.
    -
    Estou disponibilizando alguns layouts que faço de graça, aproveite.
    Layouts free

    ResponderExcluir
  11. Não sabia que havia um livro antecedendo o filme...
    Procurarei lê-lo!
    Adorei a história!

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  12. Prendi a respiração quando vi essa resenha. Cara, esse livro é demais! Sabe aquele livro que te faz ter vontade de passar o dia inteiro na livraria, indicando para todo mundo que entrasse? É essa minha relação com ele.
    Enfim, as florezinhas na capa é pelo título original, the perks of being a wallflower. No livro, Patrick chama Charlie de wallflower, que são aquelas florezinhas que ficam grudadas no muro, e foram traduzidas no Brasil como invisível.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Só estava sabendo do filme, mas do livro inspirado eu realmente não sabia rs.
    Achei a capa super charmosa e pelo que vc falou e o comentário aí de cima me deixou bem curiosa.
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Puxa vida, estou super ansiosa para a estreia do filme, mas não sabia que havia o livro O.o Adorei sua resenha, já o quero loucamente haha


    Danielle Reis
    http://www.blogdaninareis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ai eu quero tanto ler esse livro, no começo eu não botava muita fé nele, mas cada resenha que eu lia aumentava cada vez mais minha ansiedade, ele parece ser perfeito para os adolescentes e jovens como eu, sem falar que o filme já está passando no cinema, então seria tudo de bom ler o livro e logo depois e ver o filme.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena