21 outubro 2012

Clássica


                 Hoje foi dia de apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia no Teatro Castro Alves. Toda vez que eles anunciam uma apresentação por aqui eu já me preparo, pois sei que minha mãe vai carregar a família toda (aliás, ela deixa meus gatos de fora. apenas.) para assistir – ainda mais quando os preços são populares.
                Apesar de não escutar muita música clássica, aprendi a gostar por osmose. Pai e mãe, ouro de mina, já dizia Djavan. E desde cedo percebi que a música para mim é um modo de escape, assim como os livros. Quem criou o gênero chamado “música” classe, criou, no meu caso, a trilha sonora para meus pensamentos.
                Quando estou com um livro em mãos, me perco de mim e perambulo pelo universo de um outro eu, escrito por uma outra pessoa. Porém, quando ouço melodias clássicas, me perco em mim mesma, caminho por universos secretos escondidos em minhas memórias e anseios... e chuto para escanteio a ideia inicial de que iria ouvir a composição e tentar meditar em seu profundo significado – doce ilusão.
                Duas horas após o concerto, em que ouvi a nona sinfonia de Beethoven por inteiro, estou convencida de que esta é a verdadeira intenção da música clássica: ter os versos criados pelos seus ouvintes. Não há quem me convença do contrário. É como comprar um livro em branco: ter a base, e ser convidado a preenchê-lo...
                E agora, terminando esta pequena nota sobre Beethoven, música e livros, impossível não concluir que a música clássica se assemelha à própria vida – afinal, o que é esta se não uma série de acontecimentos que vamos compondo, cantando, registrando? Alguém já nos deu o compasso, cabe a nós reger e manter o ritmo!

8 comentários:

  1. Boa tarde :)
    Gostei muito do texto *-*

    Eu tenho duas amigas que gostam de música clássica...já eu,bem,eu não conheço muito rsrsrs

    Beijos e tenha uma excelente semana
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo. Amei o post.
    Concordo com tudo q eu li.
    Eu amo livros e música erudita. Pra mim, são duas das melhores coisas q puderam ser criadas.

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse etxto! Super bacana, inteligente e cheio de emoção.
    Eu nao gosto de musica classica, mas admiro muito a historia desses musicos famosões.

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  4. "Estou convencida de que esta é a verdadeira intenção da música clássica: ter os versos criados pelos seus ouvintes". AMEIA a frase, juro. Eu sempre pensei assim sobre música clássica. Eu já assisti algumas músicas sendo tocadas por violino no youtube, acho lindo! Me lembra coisas medievais ou aventuras épicas XD

    Beijos,
    nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito de ouvir música clássica. Mais por falta de hábito do que por não gostar. Gostei da comparação entre a música e a vida.
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Que texto flor! Amei!!! *-*

    Tem meme pra vc lá no blog! Um beijo!

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2012/10/memes-e-selinhos-9-conheca-o-blogueiro.html

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena