15 novembro 2012

O Diário de Suzana para Nicolas


                Por meio deste texto, confesso: sou completamente aficionada por livros escritos em forma de diários, cartas ou bilhetes. O Garoto da Casa ao Lado, As vantagens de ser Invisível, Cartas de um Diabo ao seu Aprendiz... não importa o ano de publicação ou o gênero literário, eu simplesmente não resisto. E foi justamente por isso que O Diário de Suzana para Nicolas entrou no meu carrinho no site da Saraiva. Procurava um bom romance e... 
O Diário de Suzana para Nicolas
                Pimba! Encontrei o lançamento da Arqueiro que parecia preencher todos os requisitos: um casal cult encantador, um passado obscuro e um diário que revelará algumas respostas. Matt então rompe com Katie. Assim, sem explicação lógica nenhuma na confusa cabeça da editora de NY<3. Na petulante tentativa de tentar explicar as coisas à Katie sem dizer uma palavra de justificativa sequer, Matt apela para um artifício que, como poeta, sabe usar com maestria: as palavras. E, no dia seguinte após o rompimento, Katie encontra um pacote deixado em sua porta por Matt, que contém um pequeno caderno titulado: “Diário de Suzana para Nicolas”.
                Katie então passa alguns dias folheando aquelas páginas, avançando conforme suas dores pessoais permitem. E descobre quem foi Suzana, Nicolas e qual a relação daquelas pessoas com o seu Matt. Sobretudo, descobre o papel de cada um deles no fim de seu relacionamento.
                O diário torna-se, então, companheiro de Katie. Por que Matt teria lhe deixado aquelas páginas?! Através dele ela começa a compreender um pouco mais sobre o homem que ama. Sobre quais são as verdadeiras prioridades da vida. Sobre qual é o verdadeiro significado da palavra sorte.
                Patterson intercala passagens do Diário com o dia-a-dia de Katie enquanto lê aquelas palavras. Ele escreve um romance simples, direto e bonito. Talvez se a história tivesse sido criada por uma mulher, o livro teria umas cem páginas a mais com descrições detalhadas de sentimentos e das situações... e disso senti falta um pouco. James pecou pela falta.
Incomodou-me também a quantidade de dias que a Katie levou lendo o diário. CARAMBA, eu li o livro em duas horas! Ou seja, o diário e a vida dela! E ela passou dias lendo-o! Fico imaginando que tipo de mulher aguentaria ler duas ou três páginas por dia de um diário que poderia dar muitas respostas para sua vida... eu mesma sei, como sou uma curiosa de carteirinha, que leria tudo na mesma sentada, não importa quantas horas levassem!
                Enfim, sabe aquele romance que apesar de ter um final previsível você também sabe que poderia ter sido melhor aproveitado?! Este é um deles. Depois de ler algumas pessoas falando sobre este livro, afirmando que haviam chorado e etc, fiquei até impressionada comigo mesma, pois sou uma chorona assumida. Mas não consegui me conectar com a história da mesma forma que tinha me conectado com a sinopse. Talvez eu estivesse apenas em um dia ruim. Talvez um dia eu releia, quem sabe.
Beijos,
A.

10 comentários:

  1. Eu tenho esse livro e tenho muita vontade de lê-lo por todas as coisas boas que leio sobre ele. É o tipo de livro que não parece decepcionar de pessoa pra pessoa, e não vi ninguém que não tenha gostado... até você!

    Acho que deves dar uma segunda chance, mas eu ainda não dei uma, então...


    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu tbm amo livros escrito em forma de diários ou emails, sério !!!

    Amei Garoto encontra Garota, O Diário de Anne Frank, O diário secreto de Laura Palmer e vários outros...

    Eu gostei e não gostei desse livro, gostei da história da Suzana, de sua força e garra, e de seu modo de viver, o livro me emocionou muito nesse quesito! Mas a parte da Katie me deixou p... da vida, concordo, como alguém pode demorar tanto para ler um diário que pode mudar sua vida???, como alguém pode não lutar por alguém que ama, principalmente na condição em que estava??? Sério, daria 5 estrelas se o livro fosse só da Suzana para o Nicholas, sem ninguém no meio ... Quero falar mais, mas tenho que me controlar, senão conto o livro todo kkkkk, tbm acho que poderia ter tido muito mais, passou tudo muito rapido sei la...

    Beijus

    Renata Sara

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tbem gosto desse genero, prefiro o epistolar, acho que cartas e uma coisa tao pessoal, tao confessional , bom, eu sou uma amante de missivas assumida. :)
    Inclusive, quando eu tiver novos marcadorezinhos eu te envio-os junto com uma cartinha, promessa! ;)

    Sabe que estou precisando ler um romance ja faz tempo!? Ultimamente so tenho lido filosofia, distopia, misterio policial... to precisando de um livro que me comova de verdade.
    Como vc disse que esse nao te supreendeu muito, vou ficar atenta as proximas dicas. .

    Um beijao Agnes, tava com saudade. :-*

    ResponderExcluir
  4. Agnes, indiquei seu blog com um selinho, espero que goste. ;)
    http://www.doseliteraria.com.br/2012/11/discurso-promocao-do-mes-parceria.html

    Um beijao. :-*

    ResponderExcluir
  5. Eu estou completamente louca pra ler esse livro *-*
    Adorei teu blog (:

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - Insta

    ResponderExcluir
  6. Sou fã deste autor, uma pena ainda não ter lido este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Olááá!
    Gostei da resenha ;)
    Também adoro livros em forma de diário ♥ são realmente muito legais, dá mais ânimo a leitura!
    Têm um selo pra você lá no blog~> http://bibliotecaaconchegante.blogspot.com.br/2012/12/1memesselos-campanha-de-incentivo.html

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é incrível e perfeito nunca li nenhuma crítica, pois não existe.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Críticas sempre existem, positivas ou negativas :)
      Ruim seria se ele nunca tivesse tocado ninguém!

      Excluir
  9. Eu que não sou chorona me acabei com esse livro. Acho que me toquei desde o início, pelo que eu estava passando no momento. Eu entendi a Katie, pois ela estava sofrendo e ler tudo de uma vez era muito sofrimento de uma vez só. Tinha que ser aos poucos pra ir digerindo, sei lá. rs!
    Eu A-MEI o livro e fácil entrou pros meus preferidos.
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena