18 dezembro 2012

Marina


      Marina é refúgio. Dos barcos, das pequenas embarcações, e, sobretudo, dos solitários Garmán e Óscar Drai. E quem ou o que refugia Marina?! Como em uma relação simbiótica, a menina dos olhos cinzentos também se refugia em seu pai, no menino que invadiu sua casa e roubou um relógio de bolso pesado e antigo, em seus escritos e nas lembranças das histórias que nunca viveu.
Marina
    Porém Marina teve a oportunidade de viver a mais fantástica das histórias, acompanhada por seu mais novo amigo, o menino Oscar Drai, e de uma outrapersonagem. Carlos Ruiz Zafón, ao escrever esta incrível aventura, elegeu uma terceira protagonista para sua narrativa: Barcelona. A cidade-personagem atua de forma única no desenrolar da história e seria impossível tratar as ruas do bairro antigo apenas como meros planos de fundo.
     Óscar, um garoto de quinze anos, costuma passar suas horas livres do internato vagando por essas ruas estreitas e cheias de histórias. Admirador da arquitetura da cidade, o estudante se encanta por um casarão aparentemente abandonado e resolve se aventurar por dentro da casa. Só que o casarão não estava abandonado. Muito menos vazio.  Ao ouvir o som de uma voz belíssima, Óscar logo percebe que não está sozinho e foge, sem perceber que segurava em suas mãos um relógio de bolso em ouro que já não funcionava mais.
 Alguns dias depois, ele retorna ao casarão com o propósito de devolver o relógio, mal sabendo que lá faria amigos que mudariam sua vida para sempre. Kafa, o gato. Marina, a menina dos olhos cinzentos. E Germán, o pai artista e doente da menina. Entres eles surge uma conexão imediata e é neste ponto que o livro foge para um tipo de história que eu jamais imaginaria.
Através de Marina, Oscar descobre a história da mulher vestida de negro que visita uma sepultura sem inscrições no cemitério, sempre à mesma hora e à mesma data. Os então amigos passam boa parte de seus dias tentando desvendar o mistério dessa mulher, e acabam descobrindo mistérios não tão simples. 
Conduzido pelo olhar do Oscar, o leitor é convidado a desvendar um grande enigma.  Casarões, palacetes, estufas, corpos mutilados, borboletas negras, verdades omitidas, doenças... segredos. Afinal, “ Todos temos um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma.”  E alguns segredos podem ser assustadoramente macabros. 
      “Marina” fala, em essência, sobre as várias faces do amor. Mas nada se parece com qualquer outra literatura que temos por aí.  A cada capítulo, novas informações são acrescentadas, fazendo com que nós, caros leitores, tentemos a todo custo desvendar o mistério junto com os protagonistas. 
       Ainda não havia lido nada do Zafón, e comprei Marina certa de que leria um bom drama espanhol. Mas fui surpreendida e me deixei surpreender. Fantasiosamente. E descobri que ao contrário da Marina de Caymmi, que se pintava para o mundo, a Marina de Zafón pintou a realidade para si. E dessa Marina, meu caro, é impossível que fiquemos de mal.

" Marina me disse que a gente só 
se lembra do que nunca aconteceu
. Ainda ia se passar uma eternidade 
antes que eu pudesse compreender
essas palavras. "



6 comentários:

  1. Como não se sentir tocada pela poesia que descreve um texto que parece também pura poesia.
    Fiquei tocada pela resenha. Tenho Marina e estou ansiosa para conhecer a escrita do Zafón.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa ! Que belo presente de aniversário ( hoje é meu dia),
    parabéns pela resenha, adorei,

    Beijos !

    ResponderExcluir
  3. Quando eu vi a capa fiquei com vontade de ler, mas depois de ver o estilo de escrita e o tema da estória desisti huahua essa não é a minha praia sabe, prefiro livros com o tag de Jovens adultos kakakakka, eu recomendei para o seu blog um selinho, se te interessar passa lá no meu blog pra dar uma olhada XD

    beijos

    yumenokoe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu amei Marina! Marina é Zafón puro... eu achei a narrativa maravilhosa. O cenário, o tom, tudo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa hahahaha , sua resenha ficou um pouco poética é eu adorei osso parabéns , quero muito ler um livro do Zafón não sei se será Marina o primeiro mais pelo menos dois livros dele vou ler esse ano beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  6. Fiquei sabendo do seu blog através de uma matéria no "Saraiva Conteúdo" e adorei! Meu blog é novo, mas tô cuidado dele direitinho pq quero que ele seja como o seu, no futuro! Postar resenhas é só o início pra mim e pras amigas que me ajudam com textos. Queremos postar mais textos não-relacionados a livros, como crônicas, contos e poesia. E, no futuro, montar uma biblioteca comunitária. :D
    Ainda temos muito a batalhar e a mostrar, mas tenho certeza de que conseguiremos!
    Um beijo,
    da Menina Leitora,
    Thaís Mannoni

    P.S.: uma de nossas colaboradoras tb resenhou "Marina". :D

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena