19 maio 2012

Sparks and Me




Minha relação com o maior best-seller atual - odeio esse título, talvez se o tivesse conhecido hoje em dia nem levaria o Nicholas à sério - começa nos remotos anos de 2004. Há quase dez anos atrás, a então pessoa que vós fala aqui com 14 anos, erã fã de carteirinha da temporada da época de Malhação. Guilherme Berenguer, Vagabanda e um grupo de amigos em comum que curtiam o mesmo me fizeram vidrar naquela temporada - até vencer um concurso pra almoçar com o Berenguer eu consegui (lembrem-se que eu tinha 14, ok?!), mas isso não é tema para agora. O fato é que eu realmente acompanhei bem a temporada: lia sobre os próximos capítulos, discutia, acompanhava os atores, escrevia fics, buscava informações diversas. E eis que em uma dessas minhas buscas eu acabei descobrindo que muitos acreditavam que os autores da época tinham se baseado num certo filme chamado "Um amor para recordar" para escrever a temporada. A louca, óbvio, tinha que descobri qual era esse filme. Catei dias depois o DVD numa locadora aqui perto e assisti 1, 2, 3 vezes seguidas. Sim, a história até tinha certa similaridade, mas era tão mais pura, tão mais triste e bela. 



Eu sempre gostei de romances, mas eu acredito que nem tudo da vida sempre termina com finais felizes. E não é que descobri que o danado do filme fora baseado num livro? Pronto, eu tinha que ter. Tinha que ler. Mãe! Porém, como o mercado literário no Brasil é como é, o livro só havia sido lançado uma vez e já estava esgotado há meses. Ou anos. Só achava o livro em português de Portugal pra importar. Veja bem. Nesse meio tempo, eu tinha locado um filme chamado "Diário de uma Paixão" e não sei porque resolvi assistir o bendito às duas da manhã. Às três da manhã, quando já havia entendido tudo, eram só eu, o silêncio e as minhas lágrimas na madrugada - quem viu, sabe. No final do filme, nos créditos, descobri que este também tinha sido baseado num livro. Do Nicholas Sparks. E naquele momento decidi que, se minha vida tivesse roteiro, gostaria que o Sparks pudesse dar algumas de suas pitadas de romance às vezes. 



Nem corri pelo livro, ele não tinha nada disponível no Brasil mesmo. A minha alternativa, foi recorrer aos ebooks - e aí descobri que ele não tinha só dois livros lançados, mas quase uns dez. Li todos compulsivamente, como se fossem fugir a qualquer momento. Cheguei a cogitar a fazer até impressões própria. Só não entendia como ele ainda não era falado no Brasil. Será que era por suas famas em finais tristes? Pois, de finais felizes, já estávamos cheios de comédias românticas bonitinhas por aí... Estava faltando alguém pra falar com realidade e sentimento. Mas foi preciso que ele lançasse Querido John (2010!!!)  e filmasse com um galã de Hollywood para que as editoras brasileiras voltassem sua atenção para ele. Ah, a luz no fim do túnel! E tudo se intensificou mais depois do momento Disney, com filmes protagonizados por estrelas teens (Um Homem de Sorte e A Última Música). Confesso que a popularização do Sparks me deixou em primeiro momento muito feliz (agora tenho todos os livros na minha estante!), porém também um pouco enciumada. São tantos novos fãs, tantos novos títulos por pressão do mercado... ainda gosto das coisas mais reservadas e com mais conteúdo.  Mas pelo menos agora a maioria dos livros foi publicado e até tenho foto com o divo. Porque, além de escrever histórias lindas, ele é um charme também.



11 comentários:

  1. Hahaha, adoro o jeito que você escreve! Ótimo, seu blogue é uma MARAVILHA *¬*

    ResponderExcluir
  2. Que interessante a sua história com o Nicholas, e vc até conseguiu tirar uma foto com ele, quem me dera que a J.K. Rowling viesse pra minha cidade e eu pudesse falar e tirar uma foto com ela.
    Vc escreve muito bem, continue assim, abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a forma como você escreveu *-* E AMEI a sua foto com o Sparks *-* ai quem me dera....

    Beijos.
    http://keziahraiol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Agnes!
    Gostei bastante daqui viu? E o post está ótimo! Gosto muito das histórias do Sparks.
    Seguindo. Te espero lá no meu blog!
    Um Beijo!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, eu também moveria mundos e fundos para tirar uma foto com a JK se ela estivesse na minha cidade *.*

    A foto com o Sparks foi quando ele fez a turnê com a Saraiva pelo Brasil! Na época do lançamento da Última Música, se não me engano!

    ResponderExcluir
  6. Ai fotos com Sparks eu levaria todos os livros dele para autografar ^^, mesmo achando ele meio chicle eu gosto dos livros dele.

    Bianca
    Um Universo Fantástico

    ResponderExcluir
  7. Eu cheguei a ter um único livro dele, na verdade não imaginava que fosse tão bom e gosto do jeito com que ele descreve os personagens, inclusive A escolha, que dá um ar tão gostoso e faz com que agente leia cada página mais e mais!!

    Adorei seu blog, só desejo sucessos e obrigada pela visita no NPDL. ♥

    ResponderExcluir
  8. Inveja branca de vc rsrs

    Vc me recomendou o blog pelo skoob e eu adorei!! Já estou seguindo!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. "conheci" a obra do Nicholas quando tinha 15 anos, depois que assisti Um amor para Recordar e assim como vc fui fuxicando e descobrindo os outros livros e adaptações para o cinema. Ainda não li todos os livros dele, mas o meu favorito é Um ano inesquecível.

    Que chique tirou até foto com ele. Mas eu não vou ficar tão atrás -só um pouquinho- já bati papo com ele no twitter. Não é a mesma coisa, mas deixa eu me sentir um pouquinho tá!!

    Dá uma olhadinha no post que fiz sobre as adaptações dos livros dele. http://luahluando.blogspot.com.br/2011/01/para-voce-que-nao-tem-paciencia-de-ler.html

    Beijok's

    ResponderExcluir
  10. Numa viagem a casa de uma tia descobri o livro de coleção da seleção da Reader Digest, como tudo que caia na minha mão eu lia. Descobri Uma carta de amor, chorei horrores com a historia e logo depois descobri o filme, chorei mais e mais. Depois descobri o Diário de uma paixão e descobri Nicholas Sparks como autor.. amo os livros e filmes, mas deixo eles para épocas conturbadas que chorar é o melhor remédio, pois alivia! bjos

    ResponderExcluir
  11. Também assisti Um Amor para Recordar e PRECISAVA urgente do livro! Confesso que me decepcionou um pouco... Mas sou mega fã do Nicholas, devoro todos os livros dele e não deixo de chorar em nenhum. Acho que ele tem uma espécie de dom para escrever esse tipo de história :)

    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena