25 julho 2012

A culpa é das Estrelas


                Há algum tempo atrás uma amiga comentou comigo sobre uma passagem de um livro que ela tinha lido no tumbrl. O livro em questão era Quem é você, Alasca? do fenômeno norte-americano John Green. Foi o meu primeiro contato com o Green.  Não lembro o motivo pelo qual não comprei o livro na época, mas ficou plantada em mim a semente da curiosidade.
                Foi quando, neste ano, tive a oportunidade de ir ao evento do tour da Intrínseca aqui em Salvador, e como não dizer que meus olhos não brilharam quando vi projetado na tela que a Intrínseca iria lançar aqui no Brasil o novo livro do Green?!  E que capa linda e simples, meu Deus.  Queria aquele livro enfeitando a minha estante, fato.  E queria matar de vez a minha curiosidade pela obra do Green. Foi nessa mistura de entusiasmo e ansiedade que comprei o livro logo em seu lançamento na Saraiva, devorando-o em dois dias.

              

                Em A Culpa é das Estrelas somos apresentados a dois adolescentes encantadores: Hazel Grace e Augustus Waters. Hazel luta contra um câncer em estado terminal – ou melhor, luta contra si mesma, já que o câncer também faz parte dela.  Augustus, um garoto com um charmoso sorriso torto, está teoricamente livre de um câncer que lhe levou sua perna e busca um modo de viver sua vida de forma que seja lembrado por algo após a sua morte.
               Este poderia ser um drama comum, de dois pacientes que se apaixonam e que são obrigados a lidar constantemente com o fantasma da morte. Mas não é. Este não é um livro sobre o câncer. Green consegue fazer com que enxerguemos tanto a Hazel, quando o Gus ou qualquer outro de seus amigos como adolescentes normais, com medos e dramas iguais a qualquer outro da mesma faixa etária. As relações humanas são o verdadeiro foco do livro. E Green é tão bom nisso que por vezes, enquanto lia, esquecia que Hazel dependia de um cilindro de oxigênio para respirar (o qual ela levava consigo para todas as partes, como um bichinho de estimação), que o Gus tinha uma perna amputada ou que o Isaac era cego. E passei a ver eles como se fossem meus novos amigos. 
O livro é narrado em primeira pessoa, pela carismática Hazel. Hazel tem câncer, mas não foi ela que decidiu tê-lo. A culpa não era dela, nem dos pais dela ou dos médicos.. era de quem, então?! Essa é uma das muitas reflexões que somos instigados a fazer durante a leitura do livro. Até agora estou surpresa com tudo o que foi relatado no livro, com todas as coisas que aprendi, principalmente relativas ao câncer. É interessante e doloroso observar os questionamentos e a aceitação que o câncer provoca. Hazel e Gus lidam com a morte diariamente, fazem piada sobre ela, acompanham tanto a evolução de seus quadros quanto os olhares curiosos das pessoas nas ruas. E ainda assim, com tantos problemas, eles conseguem se apaixonar, e conforme eles vão se descobrindo nos presenteiam com um amor doce e puro. Lindo, lindo, lindo.
Eu me surpreendi, ri, chorei e me emocionei com a história do Green. Surpreendi-me também com a narrativa dele: algumas vezes calma e agradável; outras, porém, intensas. Palavras são repetidas, vírgulas suprimidas, tudo para que você seja conduzido a sentir um milésimo do que se passa dentro de cada personagem.
Confesso que no princípio estava um tanto receosa por se tratar de um livro voltado para o público juvenil, mas ACEDE é um livro tão cativante que derruba qualquer tipo de preconceito, e deixa uma bela mensagem para todas as idades.
Aconselho que você leia esse livro agora. Não ler seria uma grave harmatia . Ou, pelo menos, não lendo, você não descobrirá o significado dessa palavra no livro. Não verá o quanto Green foi influenciado por Shakespeare, não descobrirá porque A Culpa é das Estrelas. Não lendo, você estará perdendo uma série de diálogos fantásticos, e as também fantásticas metáforas do Gus. Não lendo, você também não saberá que alguns infinitos são maiores que outros, e que todos somos granadas em potencial.

Ok?!
Ok. 


“Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa:
existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. 
Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. 
Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2,
 ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros… 
Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho 
do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números 
do que provavelmente vou ter.”


Editora: Intrínseca (2012)
Autor: John Green
Classificação:

Beijos, 
A.

Ps: Soube que os direitos autorais para transformar o livro em filme foram comprados pela Fox 2000! Agora é só torcer para eles resolverem adaptar logo!
PPs: Saiba mais sobre o livro, o autor e outras curiosidades na Semana John Green que a Intrínseca organizou!
PPPs: Quer ler o primeiro capítulo? Clique aqui


Fan Art!

30 comentários:

  1. Gostei da sua resenha!
    Estou morrendo de vontade de ler este livro...
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Que linda a resenha! *-*
    Esse livro parece ser bem comovente mesmo. Não tive a oportunidade de lê-lo ainda, mas espero fazer tal ato em breve.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha! Conseguiu aumentar ainda mais a minha vontade de ler o livro, com certeza vou comprá-lo em breve...
    Lindo blog, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Aaai estou tão curiosa com o livro. Não me falta incentivo e vontade, o que me falta é a grana :\ Como você estava eu estou mega curiosa com o estilo do autor, todas as resenhas que li falando super bem do livro. Eu quero muito ler "Quem é você, Alasca?" mas esse dai vai passar na frente. Que chegue Agosto para eu ter dinheiro e comprar os livros que estou querendo, matando assim minha curiosidade.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  5. Flor, tem selinho pra vc lá no blog! Bjooss

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2012/07/memes-e-selinhos_25.html

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha. Estou muito curiosa para ler esse livro, só não tenho coragem. A história dos personagens é parecida demais com a de um amigo meu que faleceu há pouco tempo. Ainda não estou preparada, mas lerei um dia.
    Superbeijo e boa sorte com o filme do Woody. Acho que você vai gostar.

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha ^-^ Me deu mais vontade ainda de ler o livro *-*
    Essa história parece ser bem emocionante e verdadeira ^^
    Beijinhos ^^
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, como eu estou louca pra ler este livro!
    Fiquei apaixonada por Hazel, só por resenhas rsrsrs dá pra perceber que vou chorar, enfim. Gostei da resenha, beijos!
    http://idelmaria.com

    ResponderExcluir
  9. Desde que a Intrínseca liberou a capa eu fiquei louca por esse livro. O título por si só já cativa quem olha! E depois da sua resenha, cheguei a conclusão de que PRECISO MESMO, ler este livro. :)

    ResponderExcluir
  10. meu livro está quase chegando e com essa resenha me fez ter mais vontade de ler ainda! adorei =)

    ResponderExcluir
  11. Que liiiiindo, mefez ter vontade de ler, porque a históriaé ótima, nossa. Anotei o nome, só espero ocnseguir ler logo, não é mesmo. rs

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Acabei de indicar um MEME pra você! Espero que goste e visite!
    http://luenealves.blogspot.com.br/2012/07/meme-11-perguntas.html

    Beijos :D
    Luene

    ResponderExcluir
  13. Já suspeitava que esse livro era bom, parece ser uma leitura fantástica *-* ,quase ia comprando ele um dia desses,mas acabei optando por outro,mas não deixarei de lê-lo! :)

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Vou comprar esse e o "Quem é você, Alasca?", parecem ser ótimos livros.

    http://smell-likeoldbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Estou dooooooidinha para ler esse livro, essa sua resenha me matou, haha.

    Adorei *-*

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Meu amigo tinha me mostrado um trecho deste livro. Me encantei desde então *-* estou coriosa e querendo este livro enfeitando minha estante como você estava, haha.
    Isabela

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    A Intrínseca felizmente também passou na minha cidade e, assim que começaram a contar sobre o que se tratava o livro, eu achei super interessante, quis ler na hora, mas ainda não tive a oportunidade, sua resenha está excelente e me deixou ainda mais curiosa em relação ao livro.

    http://blogdaninareis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. quero muito ler esse livro *-*
    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Estou louca para ler esse livro. Foi paixão a primeira vista.

    E agora que vi a resenha. Você com certeza tá tentando me chantagear! hehe

    Obrigada pela visita no blog

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Ainda não tinha ouvido falar!
    mas gostei muito da resenha, me parece legal!
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Agnes!

    Eu venho me deparando de frente com esse livro em todos os lugares, mas até ler a sua resenha, não fazia idéia do que se tratava, e percebi ser uma coisa completamente diferente do que eu poderia imaginar. Que estória! E que resenha! Mesmo não gostando de livros com esse tema, eu quero ler, me deu vontade de ler, fiquei curiosa. Espero gostar tanto quanto você, de verdade!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Não gosto muito de livros de dramas, mas sua resenha me despertou a vontade de ler, parece ser muito mais do que uma estória triste de dois doentes que se apaixonam.
    Bjos
    http://entrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Li uma matéria sobre esse livro em uma revista, e tem cara de ser bom demais!

    ResponderExcluir
  24. Até hoje não tinha a mínima vontade de ler...Não sei dizer o porquê, só não despertava meu interesse por causa do título. Mas, que surpresa tive ainda hoje ao ler sua resenha.Parece ser lindo, me fez lembrar de Um amor para recordar (o filme, porque ainda não li o livro). Concerteza vai entrar na minha lista de livros a ler.

    Beijo, Izabela :)

    Caderno de Resenhas

    ResponderExcluir
  25. oi,
    adorei sua resenha!!!
    confesso q nao estava com vontade de ler esse livro, pois eu odeie o "quem é vc alasca", mas está todo mundo falando q esse livro é maravilhoso, entao eu preciso ler tbm

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  26. Oi, Agnes.

    Amei sua resenha. ;) Eu já estava de olho nesse livro, sabe? Agora então... Nossa, parece o tipo de história que pesa em nosso peito e nos enche de emoções. Quero muito lê-lo.

    Parabéns pela ótima resenha!

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  27. Amei sua resenha, já li o livro e me apaixonei mesmo!

    Parabéns! Beijooos!


    www.estantecolorida.com

    ResponderExcluir
  28. Historinha feita na medida para fazer chororô em crianças crescidas. Não precisa nem o autor ser um mediano escritor... basta ser um Green qualquer e leva uma massa à loucura. Victo Hugo deve se contorcer no túmulo a cada enaltecer a esse livrinho.

    ResponderExcluir
  29. E parem de dizer que um texto como este se trate de uma resenha, porque não é, está um tanto quanto longínquo disso.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena