08 agosto 2012

A última carta de amor

A última carta de amor                Para falar deste livro, nada melhor do que começar pela capa, sim?! Livros com capas tão ricas e bem trabalhadas como essa quase não precisam de histórias. MUITO AMOR. Só ter um desses para enfeitar a estante já vale muito.
                Em geral, depois da capa analiso o título. A última carta de amor. Brega? SIM! Mas acredito que às vezes tudo o que a gente precisa é de uma coisinha brega e clichê pra deixar a gente com um sorriso bobo no rosto.

                E então, a sinopse:               
*pode pular direto pra resenha se quiser, garanto que você vai entender tudo!
** pula, pula!!!
Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento. Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.

                Em A Última Carta de Amor somos convidados a conhecer o universo de duas mulheres que viveram suas histórias de amor em diferentes épocas. Elas não se conhecem, mas as ações de uma irão interferir de maneira irreversível na vida da outra. Será que os romances mudaram muito nos últimos 40 anos? Como a sinopse já adianta, AUCA é uma história de paixões, adultérios e perdas.
Ellie Haworth está em busca do que toda jornalista almeja: elaborar uma reportagem especial, que transforme e alavanque sua carreira. Revirando arquivos antigos do jornal em busca de inspiração, Ellie encontra uma carta de amor. Em busca de temas para seu artigo e de respostas para a sua vida pessoal, pois ela está em relacionamento aparentemente unilateral com John, um escritor casado, ela lê essa carta e outras que encontra no mesmo envelope – e é aqui que a história começa de fato.
Quando Ellie começa a ler as cartas, voltamos quarenta anos no tempo. De repente, estamos na década de 60 e estamos acompanhando a rotina de Jennifer Stirling, uma mulher da alta sociedade que tenta voltar à sua vida antiga depois de um grave acidente de carro, no qual ela perdera parte de sua memória – bem no estilo da Krickett de Para Sempre. O problema é que além de não se lembrar de absolutamente nada, ela não se sente confortável na presença das pessoas que supostamente deveria gostar, e com o seu marido, Laurence, o sentimento não é diferente.
Jennifer decide viver da melhor forma possível e agradar a todos, mesmo sentido-se sempre deslocada. Para ajudar a sua memória, ela busca informações que possam fazê-la relembrar algo. E é justamente nessas pequenas buscas dentro da própria casa que ela encontra uma carta endereçada a ela, assinada misteriosamente por “B”.
Obviamente, era uma carta de amor, lindademorrer, daquelas que toda mulher deseja secretamente receber um dia.  Então Jennifer começa a compreender: provavelmente ela tinha um amante. Provavelmente estava vivendo um caso. E finalmente entendeu porque não conseguia sentir nenhum tipo de emoção quando estava com seu marido.
A narrativa em terceira pessoa pode confundir um pouco o leitor no começo:  uma hora estamos com a Ellie,  e, de repente,  com as duas Jennifers: com Jennifer antes do acidente – bela e viva – e com a Jennifer desmemoriada, que buscava respostas para perguntas que nem ela sabia elaborar sobre si própria. Porém esta mesma narrativa que confunde também soma: nos possibilita viajar no tempo e compreender a história por completo, antes mesmo dos personagens.
Sim, é um livro clichê e previsível. Mas não deixa de ser bonito. É interessante ver como as personagens crescem ao avançar dos capítulos, e mais interessante ainda é ver as histórias se conectarem. As duas mulheres aprendem uma com a outra. Não sou a favor da traição, mas a maneira que a Jojo conduz me faz sentir que era pra ser mesmo, sabe? Como se as coisas estivessem escritas, e o fato dos personagens estarem comprometidos fosse apenas um mero impedimento para encontrar o amor e o aprendizado verdadeiro. 
É emocionante ver a Jennifer buscando o homem que amava, mesmo não lembrando o seu rosto, apenas pela certeza do sentimento.  A história dela é uma prova dos verdadeiros encontros e desencontros que podem acontecer na vida, uma prova de como pequenos acontecimentos podem alterar o futuro de muitas pessoas para sempre. Mas se o amor é verdadeiro, o universo conspirará a favor, não importa quanto tempo passe, pelo menos nos livros. Acompanhar o crescimento da Ellie é tão emocionante quanto, e o momento que ela enxerga o seu relacionamento da maneira real, sem os óculos da paixão, é uma das melhores partes do livro.
Foi o primeiro que li da Moyes, e me identifiquei com sua narrativa não-linear e muito bem escrita. Outro ponto alto dos livros são os inícios dos capítulos: a página inicial de cada um deles contém o mesmo laço da capa junto com “últimas mensagens” (mensagens de rompimento) de casais reais, que foram enviados anonimamente para a escritora.
Não vou falar mais se não vou acabar dando mais spoiler do que já dei e vocês vão me xingar por escrever tanto. Então, se você gosta de um bom romance,  este livro é uma excelente escolha. E se também apenas quer matar um pouquinho de tempo, leia-o também. Os únicos que não poderão gostar muito desse livro são os respectivos de cada um... afinal, depois de ler tantas cartas lindas, você ficará MUITO mais exigente! 

Classificação:

Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 378
Ano: 2012

"(...) - E... eu tenho um amante – diz, sem saber bem por quê.
- Um “amante”?
- Ele é... casado.
- Ah. Então essas cartas falaram a você.
- Sim. A história toda. É aquela coisa de querer o que não se pode ter
E de nunca conseguir dizer o que realmente se sente." 

Beijos,
A.

26 comentários:

  1. Vou ser bem sincera - passei por esse post rolando a página sem ler pra não ter que acrescentar mais um livro na fila. Daí li o trecho no final. E voltei a barra pra cima pra ler a resenha.
    E tipo
    OH FUCK MAIS UM NA LISTA
    Tipo, meu deus. Que coisa mais linda. Além da sua resenha ser linda, fiquei aqui louca pra ler só de imaginar a construção desse livro - e amo amo narrativas não lineares, fico meio louca tentando montar a história na minha cabeça.
    Só sei q agora só consigo pensar que eu preciso desse livro agora, já. Só não vou correndo pra livraria agora pq (além de estar no trabalho, duh) eu tenho em mãos "A Culpa é das Estrelas", e nenhum livro pode passar na frente dele.
    Aiai, controle. Minha lista já bateu os 35 livros esperando leitura em casa.
    Desculpa se esse comentário ficou mal escrito, é que quando me apaixono subitamente por um livro, entro em modo "fangirling" e tenho que me conter pra não escrever simplesmente "akljklsjjfljfgh"

    http://pribunnybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, que comentário empolgado mesmo haha!
      eu te entendo, também me empolgo!
      vai com calma na leitura que um dia você chega em AUDA x)
      quando fizer a leitura, me conta!

      beijos!

      Excluir
  2. Eu adoro quando os livros tem essa narrativa que foge do comum, que volta no tempo. Fico mais curiosa ainda.
    Também reparo bastante nas capas, e essa me agrada! Acho fofa. :)
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hey,
    acho que já ouvi falar desse livro, mas nunca procurei pela sinopse ou coisa parecida. Não sei se irei gostar por conta do clicê e tal, mas parece ser bacana.

    Bye,
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar desse livro, e me interessei ainda mais ((:
    A capa é PERFEITA, e o contexto da história é ótimo. Prefiro narrativas em primeira pessoa, mas pra narrativas não lineares a em terceira é mais facil de entender. É legal juntar as peças do quebra-cabeça e descobrir toda a histótia!
    Amei a resenha, e esse livro entrou para a minha wishlist literária ^^
    Beeeijos!
    http://www.expressodenarnia.com/

    ResponderExcluir
  5. Para minha pessoa, a unica coisa bonita desse livro é a capa!
    Gostei muito do teu ponto de vista.
    Pena que n gostei do livro. :)

    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  6. Ai, Agnes! Quero tanto ler esse livro, você não tem ideia do quanto.
    É claro que todo mundo precisa de um livro cliché de vez em quando, afinal, ninguém é de pedra só para ler aqueles livros intensos toda hora, não é mesmo?
    Quero muito mesmo. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Não me interessei pelo livro. A capa é linda, mas a sinopse não me agradou muito. Com sinceridade, não sou fã de romances, principalmente os clichês.
    Beijos,
    N!

    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    O que sempre me chamou atenção sobre esse livro eram essas cartas, que agora imagino que são ótimas..Ir atrás de alguém mesmo sem "conhecê-lo" apenas guiada pelo sentimento, isso já é uma demonstração de amor. Em muitos momentos realmente me lembrou o livro Para Sempre, que já li. E essa capa é fofo fofa! Espero ter a oportunidade de ler um dia..

    Beijos :D
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  9. Estou louca para ler um romance.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bom dia :)
    Pode até ser um livro clichê mas o amor esta sempre por ai não é verdade?
    Gostei muito da resenha *-*

    Beijos e cuide-se

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  11. Eu sou louca por esse livro!!!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  12. Linda resenha!
    O livro é todo escrito como cartas ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, infelizmente as cartas só aparecem em alguns capítulos, Eduarda! A maioria é narrado normalmente!

      Beijos!

      Excluir
  13. Olá, Agnes!
    Esse livro já está minha lista de leitura há um bom tempo,mas ainda não deu para lê-lo, estou esperando aparecer um tempinho para fazê-lo, ultimamente não estou tão ligada em livros de romance, e estou com saudade de cenas clichês que fazem com que um sorriso bobo apareça no nosso rosto rs.

    Gostei muito da sua forma de demonstrar a sua opinião.
    Um abraço!

    www.emsintoniacomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Agnes! A última vez que fui a livraria quase levava esse livro! Haha,mas já tinha pegado alguns... então deixei para a próxima vez! Quero muito ler esse livro, e confesso que tem muitas histórias clichês - românticas que eu adoro ;D

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Sério, agora sim fiquei interessado em ler esse livro. Antes eu não estava tão interessado, mas depois da sua resenha...
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Eu não tinha muita vontade de ler, e ainda não me atrai muito, mas a resenha ficou muito boa, mesmo :)

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Este livro parece que encanta todo mundo, também quero me encantar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  18. Eu não gosto de livros de traição, e por isso esse não se encaixa nas minhas leituras, não gosto quando uma autora ou autor, faz que algo que é errado não parece ser tão errado como eu acho que acontece nesse livro.
    A sua resenha está perfeita, e se não fosse o fato de haver traição no livro eu leria ele só por causa dela.


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  19. A capa é linda mesmo! *-*
    Lembrou a capa de "Cartas na Rua" de Bukowski.
    Esse tipo de leitura não é bem a minha favorita, mas se eu ganhasse de presente por exemplo, certeza que leria.
    Mas é sempre bom conhecer esse tipo de literatura para presentear quem a gente gosta e curte o estilo.
    Ótima resenha. ;)

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  20. Gostei da história do livro, envolve o leitor querendo logo chegar ao fim!! Gostei muito..
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Agnes, que resenha boa! Eu já sou louca pra ler esse livro, porque acho a capa simplesmente maravilhosa e a sinopse me encantou. Sou uma pessoa que adora romances, e é por isso que acho que vou me apaixonar por "AUCA".

    Obrigada pela visita.
    :*

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  22. Que resenha apaixonante! Me deixou curiosa pra ler o livro agora. Essa capa é linda *-*

    Beijos!
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Que resenha linda! Se eu já tinha vontade de ler esse livro fiquei mais ainda. Outro título dessa autora que tenho uma grande vontade de ler antes mesmo de A Última Carta de Amor é "Um Violino na Noite", que espero lançarem logo aqui no Brasil.

    Beijos, Izabela :)

    Caderno de Resenhas

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena