05 setembro 2012

Cilada

                 Eu sempre gostei muito de histórias de mistério e suspense. Lembro de alugar na biblioteca do colégio os livros da Agatha Christie. Lembro de ter devorado Anjos e Demônio e O Código da Vinci em duas sentadas, no máximo. Lembro que influenciada por outros aprendi a gostar do Stephen King. E, por último, lembro que há uns dois anos atrás, quando uma amiga me emprestou a trilogia Millenium, do Larsson, li todos em poucos dias, como se precisasse daquele combustível para viver.
                No entanto, em pleno ano de 2012, nunca tinha lido nada do Harlan Coben. Comecei a passar o olho  nos livros dele ano passado, quando passava pelas lojas Americanas e eles sempre estavam lá me chamando... Aí pesquisei na internet, descobri o que era e ok, um dia eu compro um pra ver se gosto. Esse dias, depois de meses, finalmente chegou no mês passado.
                Me rendi à pressão da minha curiosidade e das boas propagandas e encomendei um livro do Coben pelo site da Saraiva.  CILADA. Literalmente falando, eu cai numa cilada. O cara já tem uma porrada de livros lançados aí e necessito ler o resto. Pra ontem.
                Pra você estava tão desatualizado quanto eu, Cilada já diz no seu segundo título que ninguém consegue escapar das próprias mentiras. E é exatamente sobre isso que o livro trata: errou hoje?! Vai pagar amanhã. Fez algo errado?! O arrependimento é o próximo sentimento da fila. Pá-pum. É a lei do carma: tudo que vai, volta.
                Como em todo livro de suspense, somos apresentados a várias histórias que se conectam no decorrer do livro. Haley é uma adolescente exemplar de 17 anos. Tudo em torno dela tendia ao perfeito, até que uma certa manhã sua mãe encontra sua cama vazia. Dan Mercer é um assistente social que recebe um telefonema duvidoso, comparece ao encontro que foi marcado pelo celular e acaba surpreendido por uma equipe de Tv que o exibe em rede nacional como pedófilo. Wendy Tines é a repórter que armou a cilada para Dan, e também acaba sendo a única testemunha do assassinato do suposto pedófilo. Charlie, seu filho, estuda na mesma escola que Haley, e assim como todos na cidade, está chocado com o desaparecimento da garota.
                Mesmo denunciando Dan, e provocando o seu assassinato, Tines não está completamente convencida da sua culpa, e começa a investigar os fatos por conta própria. A repórter, então, encontra conexões inimagináveis nos acontecimentos. Verdades inimagináveis são reveladas.  As fachadas que as pessoas criam em suas vidas escondem muitas coisas. O aparentemente normal é posto à prova. Afinal, todo mundo tem segredos, né?! Só não sabemos as proporções desses segredos. 
                Eu entrei completamente no ritmo do Coben. Fiquei sem ar, boquiaberta, me supreendi... diversas vezes. São reviravoltas eletrizantes na história... quando você pensa que sabe de algo, você não sabe de nada. Vai por mim. Estava com saudades de ler um bom suspense. E essa vontade de ler um bom suspense agora foi substituída pela vontade de ler TODOS os outros suspenses do Coben. THIS is the problem. Como proceder?! Aonde fabricar dinheiro?! E estantes!                
                Não agregou nada de importante na minha vida, a não ser o fato de invejar o desconfiômetro da Wendy. Mas prendeu minha atenção e me diverti bastante. A narrativa é simples, convidativa... Os elementos são os mesmos de um bom suspense convencional. Mas me peguei diversas vezes falando sozinha (falar sozinha em presença de desconhecidos ainda é falar sozinha?!) coisas como: “Não acredito que ele vai entrar aí sozinho”, “Deus, que burra! Como ela aceita se encontrar com ele assim?”... e coisas do tipo. Então quer dizer que o livro é bom, né? E para a minoria que ainda não conhece nada do Coben ou que ainda não leu este livro, sugiram que também caiam nessa “Cilada”!

Beijos, 
A.

Classificação: 


Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788599296936
Ano: 2010
Páginas: 272


6 comentários:

  1. Eu nunca li nada do Coben mas já ouvi muitos comentários elogiando o autor. Será que ganhar da Agatha Christie?

    ResponderExcluir
  2. olha, eu sou fã do Coben, olha no meu blog já deve ter umas 3 resenhas dele.. kkk
    Até agora todos que eu li me agradaram, ele sabe muito bem prender o leitor...


    Me visita?
    Guilherme Kunz
    http://tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. eu fiquei louca pra ler por causa da capa, achei linda, porém quando li a sinopse da capa desisti. Agora depois de ler a sua resenha despertou a vontade de ler de novo ^^

    Muito boa a sua resenha^^

    Ah te deixei um selinho lá no meu blog XD
    beijos
    http://entrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu pretendo cair nesta Cilada, gosto deste gênero de livro e deste autor.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Aconteceu quase a mesma coisa comigo, mas eu ainda não tinha parado pra ler nada a respeito dele antes. Estava nas Americanas dando uma olhada nos livros, pra variar, e achei Cilada, gostei da sinopse e comprei. O resto você já sabe, né? Comprei quase todos os livros dele. Mas, não sei se foi por ser o primeiro que li, Cilada continua sendo o meu preferido, apesar de todos serem ótimos.

    ResponderExcluir
  6. Você me deu um susto! Eu li "caí numa cilada" e já pensei "oh não, o livro é ruim!" huahua
    Ainda não estou muito acostumada com o sistema de notas de vocês (cada um tem um padrão né), mas eu esperava ver ao menos 4 estrelas no fim da resenha, achei que você tinha gostado mais :P
    Eu não sou particularmente fã de livros de suspense, mas já ouvi fala que o autor é ótimo e é claro que ele não faria tanto sucesso se fosse ruim! Acho que se eu resolver ler um livro do gênero, Cilada entraria para a lista.
    Luisa
    http://blog.fomedelivros.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena