12 outubro 2012

Budapeste


“Budapeste, no exato momento em que termina, transforma-se em poesia.”  (WISNIK, 2004) 

Budapeste
                Que Chico Buarque nasceu destinado para compor e cantar, isso eu já sei faz tempo. Chico é daqueles que o talento não cabe dentro de si, e por não caber, transborda. E por transbordar, nos atinge, por vezes só molhando as pontas dos pés. Outras, o corpo inteiro.  
                Budapeste. Sempre achei engraçada essa palavra; a junção de duas palavras aparentemente alheias uma a outra: Buda e Peste. Pesquisando, descobri que na verdade Buda e Peste eram duas cidades húngaras que se fundiram. E eis que percebi mais uma vez como Chico, mestre das palavras, expressa tudo sobre sua obra já no título e nós, meros leitores, nada percebemos, tudo deixamos passar.
                Depois de concluir a renomada autobiografia “O Ginógrafo”, encomendada por um executivo alemão, José Costa, um talentoso escritor fantasma aprende a verdadeira arte da escrita.  José Costa não tencionava fazer deste um grande livro, assim como não tencionava viajar para Budapeste, logo depois, em razão de um encontro anual de escritores anônimos. Ele também não sabia o que o aguardava naquela cidade fria, aparentemente cinzenta.
                “Zsoze Kósta” é tão carente de ambições verdadeiras quanto é dual. Fatigado por seu próprio talento e por seus problemas no Rio de Janeiro, ele refugia-se em Budapeste e logo se percebe envolto por duas cidades, duas mulheres, dois livros. Tudo outra vez. Às vezes, as coisas das que fugimos insistem em nos perseguir. São tantos pares simétricos, tantas semelhanças entre as duas vidas de Costa – uma no Brasil e outra na Hungria, que é impossível não voltar à questão de Buda e Peste. Duas cidades distintas que se uniram. José, no Brasil e Kósta, quando na em Budapeste, já que os húngaros tratam a todos pelo sobrenome, são os verdadeiros nomes que componhem a imagem deste homem, tão misterioso quanto o húngaro, língua pela qual se apaixona. E através dessa nova língua, ele começa a escrever uma nova história. Dois homens unidos em um só. O José era prosa, o Kósta é poesia. Quando em Budapeste, aquele mesmo carioca banal adquire outro ritmo, outra musicalidade... adquire valor e reconhecimento. É na Hungria que este escritor deixa o anonimato e recebe o reconhecimento que lhe é de direito.
                Portador de uma narrativa ímpar e impecável, Budapeste possui uma história simples de um anti-herói, mas que nos é contada de forma extremamente envolvente. Após ler este livro só me restam duas coisas: ler os outros livros já lançados por este ícone e ficar na torcida para que ele continue fazendo mais canções em forma de romance.

Beijos,
A.

7 comentários:

  1. nao sei se eu leria nao viu
    eu vi o filme, nao curti e acho que a leitura nao me agrada entao tudo ajuda para que eu nao queira ler o livro
    mas gostei da resenha ^^

    ResponderExcluir
  2. não sei se é meu tipo de livro, mas se eu tiver oportunidade talvez leia :))

    beeijo
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  3. nunca li nada do autor, mas tenho muita vontade!
    realmente, o título do livro é uma palavra engraçada.
    ótima reflexão sobre a obra. parabéns.

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei tanto da sua resenha! Eu já tinha achado a história interessante por envolver um ghostwriter e por se passar em Budapeste, mas depois li tantos comentários desanimadores sobre o livro que acabei ficando com o pé atrás. Agora minha vontade de conhecer a obra voltou com força total. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Livro do Chico... é ótimo para se desprender de livros estrangeiros e valorizar o autor nacional....

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Este livro está na biblioteca da escola há dois anos. Sempre fiquei encarando a capa, com medo de pegar. Esse ano fiz um trabalho que envolvia Budapeste e fiquei muito encantada com o lugar. Além, é claro, de todo o mito por trás dele e as estátuas de Buda e Peste.
    Depois de você recomendar o livro, pretendo alugá-lo!

    Beijos,
    nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi! Adoro o seu blog! Sempre que posso dou uma passadinha por aqui... E que grata surpresa tive hj! Amei a sua resenha! Principalmente porque amo o Chico como escritor e esse é o meu livro preferido dele. Nunca pensei no livro dessa forma. A sau abordagem foi perfeita! Parabens! Resenha divina! bjsss

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena